O governo federal anunciou mudanças nas regras do FGTS, permitindo saques dos valores contidos no fundo. Confira os detalhes e esclareça suas dúvidas conosco.
Existem duas formas de liberação Saque Imediato e Saque Aniversário. Quem efetuar o Saque imediato, também pode optar pelo Saque Aniversário.
SAQUE IMEDIATO
- No Saque Imediato, cada trabalhador poderá sacar até R$ 500,00 por conta, seja ela ativa (do emprego atual) ou inativa (de empregos anteriores).
- Para quem tiver conta poupança na Caixa, o valor será creditado automaticamente, de acordo com o cronograma da Caixa. Quem não tiver, poderá sacar a partir de 18 de outubro, conforme calendário divulgado.
- O saque não é obrigatório, portanto, caso o trabalhador (sem conta poupança) opte por não retirar, ele permanecerá em sua conta do FGTS. Quem tiver conta poupança, precisará informar a Caixa, até o dia 30 de abril de 2020, para que o valor seja devolvido ao FGTS.
- Nada muda em relação ao saque do FGTS em caso de demissão.
SAQUE ANIVERSÁRIO
- O Saque Aniversário passa a valer a partir de 2020 e é uma forma diferente de retirar o valor contido no FGTS, sem a necessidade de rescisão do contrato de trabalho. Desta forma, você poderá retirar uma parte do dinheiro, a cada mês do seu aniversário.
- O trabalhador é quem irá escolher se opta pelo Saque Aniversário ou se permanece na regra atual, de acordo com as possibilidades previstas em lei.
- Quem quiser aderir ao Saque Aniversário, precisará informar à Caixa a partir de outubro deste ano.
- O trabalhador que optar por esta opção, não poderá retirar o valor restante em caso de demissão sem justa casa, podendo retirar apenas a multa rescisória, que corresponde à 40% do valor do FGTS. Entretanto, ele continuará sacando anualmente, até que se esgotem os recursos da conta.
Os calendários, valores que poderão ser sacados e outras informações podem ser acessadas no link:
www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/saque-FGTS
A Caixa disponibiliza um aplicativo que permite a consulta de saldo e extratos, canais de pagamento, além de outras informações. Para instalar, procure por FGTS na Google Play ou App.