A transparência e correção das informações fiscais são premissas básicas da Contabilidade e aqui na Método não poderia ser diferente. Um dos nossos objetivos é o de estimular o que chamamos de accountability, um conceito que define a responsabilização, compromisso de uma organização com uma gestão transparente e idônea.
Para que a informação contábil da empresa fique completa e fidedigna, em conformidade com a legislação, a Contabilidade precisa receber os extratos bancários das movimentações financeiras realizadas pela pessoa jurídica. Toda movimentação, taxas pagas, retiradas ou valores recebidos serão contabilizados e a Receita Federal sabe exatamente quando alguma informação ficou pendente.
Caso a empresa deixe de enviar os extratos, por medo de alguma irregularidade, é muito provável que ela irá sofrer fiscalização, e será verificado inconsistências. O governo recebe as informações das instituições bancárias e do banco de dados da Secretaria da Receita Federal e ao cruzar com as informações declaradas.
A não apresentação dos documentos pode acarretar em multas bastante pesadas, inclusive na acusação de crime de sonegação.
Por isso, a Método Contabilidade recomenda que o envio dos extratos seja realizado de forma regular e sistemática, para que possamos juntos construir essa cultura de transparência, ética e responsabilidade.