O avanço da globalização fez surgir modelos de gestão que desafiam a estrutura vertical de comando, caracterizada por líderes centralizadores que ditavam as regras de cima para baixo. Ainda há, no mercado, inúmeras empresas que trabalham desta forma, contudo, cada vez mais vemos surgir empresas com estruturas horizontas de comando, onde a figura da liderança está muito atrelada à colaboração, autodesenvolvimento e à capacidade de motivação coletiva.
Analisando o cenário atual, a Método Contabilidade elencou sete características que, independente do modelo de gestão da empresa, fazem a diferença no perfil de um bom líder:
1 – Habilidade Técnica
Apesar de a especialização ainda ser um valor caro dentro das organizações, é fundamental que um bom líder tenha, ao menos, conhecimento técnico básico sobre as funções de todos na sua equipe. Como ele pode cobrar agilidade na realização de uma tarefa, se não sabe o tempo que leva para desempenhá-la? Além do mais, se tiver conhecimento do procedimento em questão, saberá explorar todo o potencial de cada área evolvida no processo.
2 – Comportamento Ético
Um grande líder é sempre um exemplo a ser seguido e seu caráter deve refletir isso. Honestidade, respeito, sinceridade e ética são cruciais para despertar nas pessoas o sentimento de confiança. As pessoas se engajam muito mais quando confiam e acreditam em seus líderes.
3 – Capacidade de Delegar e Conhecimento da sua Equipe
Um líder não faz nada sozinho, por isso, é fundamental que ele saiba delegar tarefas e escolha as pessoas certas para executar cada função, do contrário pode colocar a perder todo o trabalho. Pra isso, é fundamental conhecer o seu time e também ter confiança no potencial de cada um, afinal, um bom líder faz os profissionais da sua equipe brilharem.
4 – Compromisso com Resultados e com o Engajamento de Todos
Toda empresa busca resultados, por isso, esse deve ser um compromisso constante de todo bom líder, afinal, se a empresa cresce, todos que nela trabalham tendem a crescer juntos. Entretanto, alcançar as metas da empresa não é uma tarefa fácil e exige o comprometimento de toda a força de trabalho, é por isso, que lideres que conseguem engajar suas equipes na busca desses propósitos e na cultura organizacional, sempre se destacam.
5 – Ser transformador e disruptivo
Um bom líder precisa ser capaz de enxergar e analisar as situações, para buscar sempre formas mais eficientes de fazer o que já é feito ou mesmo de trazer soluções para problemas do cotidiano da empresa. Saber pensar fora da caixa é uma qualidade cada vez mais presente nas empresas e está muito atrelada à cultura da inovação. Romper com as formas tradicionais do fazer é um ponto positivo para quem quer liderar.
6 – Atitude Positiva e Bom Humor
Ninguém gosta de trabalhar num ambiente em que o seu líder pensa sempre no pior cenário ou que está sempre de cara fechada. Ambientes tóxicos afastam as pessoas e fazem as empresas perderem grandes talentos. Um bom líder é alguém que pensa positivo e inspira as pessoas a buscarem sempre o melhor de si. O bom humor é uma ótima ferramenta de comunicação para criar laços de confiança e fazer com que as pessoas se sintam confortáveis para apresentar suas sugestões.
7 – Constante aperfeiçoamento
Um bom líder é antes de tudo alguém atualizado sobre as tendências do mercado e da sua área de atuação. Entretanto, é importante que os líderes também tenham o compromisso de buscarem o constante aperfeiçoamento para que saibam lidar com as pessoas de sua equipe. Respeito às diferenças e empatia são qualidades importantes não apenas nos líderes, mas em qualquer profissional que almeje uma vaga no mercado de trabalho.
Essas são apenas algumas das características que nós, da Método Contabilidade, acreditamos fazer a diferença no perfil de um bom líder. Cada empresa possui valores e processos que irão exigir competências diferentes de seus líderes, entretanto, existem valores comuns que irão permear o trabalho dos profissionais em qualquer organização.