Telefone

(48) 3374-3144

Endereço

Av. Hilza Terezinha Pagani, 936 - Pagani, Palhoça - SC
Edifício Comercial Augusto Westphal - 2º Andar

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta-feira
8:30-12:00h /13:30-18:00h

A Importância do Planejamento Tributário

Toda empresa possui obrigações tributárias junto ao governo, entretanto, você sabia que, em alguns casos, é possível reduzir os valores a serem pagos?

Para isso, é preciso realizar um planejamento tributário. No post de hoje, a Método Contabilidade te explica a importância dele para a organização.

Antes de tratarmos dessa questão, destacamos a importância de as empresas estarem em dia com seus impostos, pois, além de atuarem dentro da legalidade, isso evita sanções jurídicas e até mesmo criminais que podem colocar a perder a credibilidade e a organização como um todo.

Todo planejamento tem uma função, no caso do planejamento tributário existem dois objetivos principais:

• O primeiro deles é o de buscar enquadrar a empresa no regime fiscal menos oneroso para o caixa, é a chamada Elisão Fiscal. Desta forma busca-se as brechas e as leis que permitem à empresa manter-se na legalidade, porém, com uma carga tributária mais competitiva.

• E em segundo lugar, é o de manter a empresa em dia com suas obrigações tributárias, junto ao Estado. Vale destacar que o atraso no pagamento de tributos acarretam em juros e dívidas que em muitos casos, podem comprometer e até mesmo inviabilizar a sua continuidade.

Se a carga tributária é tão pesada para empresas e empreendedores, nada mais justo que eles possam buscar formas de reduzir o peso dos impostos e, desta forma, reduzir seus custos operacionais para se tornarem mais competitivos no mercado. Confira algumas dicas que podem te ajudar na construção do seu planejamento tributário:

1. Busque um regime fiscal que seja menos oneroso para a sua empresa. Há três tipos de regimes que podem ser adotados: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

2. Veja a empresa como um todo. Não basta escolher um regime fiscal apenas porque vai pagar menos Imposto de Renda, pois a depender do tipo de atividade, você pode acabar pagando mais PIS e COFINS, por exemplo. Entender o tipo de atividade e o potencial da sua empresa é determinante na escolha do regime fiscal.

3. Verifique a possibilidade de conseguir incentivos fiscais. Os incentivos podem ser concedidos pelo governo federal, estadual ou municipal, e são oferecidos para certas empresas com o objetivo de estimular um setor específico ou uma determinada atividade econômica. As vezes uma cidade vizinha da sua possui uma alíquota mais vantajosa do que a cidade onde sua empresa está sediada.

4. Entenda a carga tributária que incide sobre a sua empresa. Quanto mais você conhecer a legislação e os impostos que recaem sobre a sua atividade econômica, maiores serão as chances de conseguir buscar alternativas para reduzir o peso dos tributos sobre o caixa da sua empresa.

5. Preveja seu faturamento, suas despesas operacionais, sua margem de lucro e as despesas com empregados. Esses dados são fundamentais para a construção do seu planejamento e para a definição do regime tributário mais vantajoso.

O planejamento tributário não é uma tarefa simples de ser feita, por isso, contar com a ajuda de um especialista pode ser a melhor solução, se você não possui conhecimento específico para fazê-lo. A Método Contabilidade conta com uma equipe especializada para você que deseja abrir uma empresa ou que tenha o interesse de fazer um estudo sobre os tributos pagos e as possibilidades de reduzir a sua carga de tributos dentro da legalidade. Entre em contato conosco e vamos buscar a melhor solução para a sua empresa.

Compartilhe

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *