Aprenda a fazer um plano de negócios e diminua as chances de fechar as portas da sua empresa
Sobreviver aos primeiros dois anos de empresa não é uma tarefa fácil e isso pode ser constatado pelo relatório do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que aponta que uma entre quatro empresas fecha suas portas antes de completar 2 anos de existência no mercado. Entre as razões apontadas para essa alta taxa de mortalidade empresarial, a principal delas é a falta de um plano de negócio (que consiste em um documento que descreve um empreendimento e o modelo de negócio que vai sustentar a sua empresa) antes de abrir o negócio. Ainda, de acordo com o SEBRAE, 7% dessas empresas fecham por falta de lucratividade, outras 20% encerram o negócio por falta de capital e quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo.
A Método Contabilidade já falou sobre a importância de se desenvolver um planejamento financeiro e tributário para as empresas, afinal, quanto maior e mais abrangente for o estudo realizado e os cenários estudados, maior será a agilidade e a capacidade de a empresa adotar as ações necessárias para corrigir seu rumo e voltar a ser lucrativa. Para ajudar você a desenvolver um bom plano de negócio, preparamos um passo a passo que poderá ajudar você a melhorar a gestão de sua empresa e evitar transtornos futuros.
Um bom plano de negócio poderá trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, sobretudo, oferecer uma visão abrangente sobre a sua área de atuação; ordenar as ideias para que os processos possam ser bem definidos; orienta a expansão de empresas que já estejam em atividade; oferece números e estratégias que podem ajudar os seus gestores; facilita a comunicação entre os sócios, funcionários, investidores, fornecedores e parceiros; auxilia na captação de recursos; facilita a conquista de objetivos, entre outros. Confira abaixo, o passo-a-passo sugerido pelo SEBRAE, para que você possa criar o seu plano de negócio para uma pequena empresa:
1 – Capa
Ela deve ser simples e conter as informações mais importantes sobre o conteúdo do plano.
2 – Sumário
Contendo o título de cada seção e a página em que ela se encontra, além de um breve resumo de cada uma dessas seções.
3 – Sumário executivo
Esta será a última parte a ser escrita, pois é a mais detalhada e importante de todo o seu plano. É aqui que você vai antecipar e sintetizar os pontos mais importantes de cada seção. O Sumário Executivo é composto por:
· Visão
· Missão
· Objetivos e metas
· Estratégia de Marketing
· Processos de produção
· Equipe administrativa
· Investimentos e tempo de retorno
4 – Produtos e Serviços
Aqui você irá descrever os seguintes pontos:
· Produtos e/ou serviços que sua empresa irá oferecer
· Previsão de lançamentos de novos produtos e serviços
5 – Análise de Mercado
Essa parte é fundamental para o sucesso do seu plano, pois é aqui que você vai identificar se há demanda para seu produto, quem são seus concorrentes, o preço praticado no mercado, a reputação de seus concorrentes, entre outros. Um bom plano de negócio precisa fundamentalmente conter:
· Análise do setor
· Definição do nicho de mercado
· Análise da concorrência
· Diferenciais competitivos
6 – Plano de Marketing
Aqui você vai detalhar como irá destacar seus produtos e/ou serviços no mercado. Como irá atrair clientes, fidelizá-los, além de divulgar seus diferenciais.
· Estratégia de Marketing
· Canais de venda e distribuição
· Projeção de vendas
7 – Plano Operacional
Essa parte está muito relacionada à estrutura física, mão de obra, além dos processos que serão necessários para o andamento da sua empresa.
· Análise das instalações
· Equipamentos e máquinas necessárias
· Funcionários e insumos necessários
· Processo de produção
· Terceirização
8 – Estrutura da Empresa
Neste item você vai descrever a forma como a empresa se estrutura enquanto organização. Cargos, distribuição de equipes, competências de cada área, entre outros.
· Estrutura organizacional
· Assessorias externas
· Equipe administrativa
9 – Plano Financeiro
Por fim, porém não menos importante, é hora de descrever como sua empresa irá se organizar financeiramente. O plano financeiro permite identificar quais os requisitos mínimos para que sua empresa seja rentável e possa crescer de maneira sólida. O plano financeiro também deverá identificar o investimento necessário e o prazo de retorno desse investimento, entre outros indicadores que sejam cruciais para o seu negócio. E fundamental que seu plano financeiro contenha:
· Balanço patrimonial
· Demonstrativo de Resultados
· Fluxo de Caixa
Agora que você já sabe como construir o seu plano de negócio, é hora de colocar a mão na massa. Reúna as informações que irá precisar, escreva com calma e revise quantas vezes forem necessárias o seu plano. Em seguida peça para outra pessoa ler e verifique com ela as lacunas que eventualmente possam existir. Lembre-se que quanto mais detalhado for o seu plano, mais preparada sua empresa estará para a competitividade se ele for colocado em prática no dia-a-dia da sua organização.
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