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Vendas na internet: 5 dicas para o sucesso da sua loja online

Vendas na internet: 5 dicas para o sucesso da sua loja online

Em tempos de isolamento social e restrição no atendimento das lojas físicas, muitas empresas têm aderido à uma tendência que se acelerou durante a pandemia do novo coronavírus: a de vendas online. De acordo com dados do portal E-Commerce Brasil, em 2019 as vendas online no país registraram um crescimento de 22,7% com faturamento de R$ 75 bilhões. Neste artigo, a Método Contabilidade dá algumas dicas para quem deseja entrar neste promissor mercado de vendas online, ou que deseja melhorar de maneira estratégica os seus resultados no e-commerce.

De acordo com estimativas do mercado financeiro, a economia brasileira deve sofrer uma retração de 2,96% para este ano, já a FGV estima que a taxa de desemprego deve subir para 17,8% no país. Frente a este difícil cenário, é fundamental que as empresas busquem novas alternativas de vendas para ampliar sua competitividade na busca pelos consumidores. As dicas abaixo podem ajudar a sua empresa a entrar no mercado das vendas online, com uma maior assertividade nos investimentos:

Monitore as tendências de mercado

Se você é novo nas vendas online ou se já atua neste mercado há algum tempo, precisa estar atento às tendências de vendas que estão sendo divulgadas pela mídia e pelas organizações especializadas. Entender como o seu segmento tem reagido é fundamental para antecipar as ações estratégicas que podem ampliar suas vendas ou mesmo permitir que você foque sua atenção em produtos específicos.

Sites como E-commerce Brasil, Nielsen, Kantar Ibope e Abcomm oferece uma série de pesquisas e estudos sobre as vendas online, que podem te ajudar a desenvolver estratégias.

Atenção à logística

A entrega dos produtos após a venda online é uma das partes mais sensível do negócio, afinal, atrasos, trocas ou danos a e entrega ode colocar a perder todo um excelente trabalho realizado nas etapas anteriores. Por isso, é fundamental que as empresas tenham um bom relacionamento com transportadoras e mantenham sempre seus clientes informados (por e-mail ou WhatsApp) sobre o andamento da entrega, bem como sobre imprevistos que podem acontecer durante esse percurso. Ofereça mais de uma opção de entrega, como a retirada em loja física e sempre forneça um código de rastreio para que o cliente acompanhe esse trajeto. Só quem já comprou online sabe como a ansiedade cresce até a chegada das encomendas.

Invista na presença digital

Assim como a sua loja física precisa de divulgação para aumentar suas vendas, a sua loja online também precisa de publicidade para ser notada e atrair clientes. Nesse sentido, é fundamental que você divulgue seu negócio online para o máximo de pessoas possível e que esteja sempre presente nas redes sociais, realizando campanhas de divulgação para atrair novos clientes. As redes sociais oferecem inúmeras possibilidades de divulgação e você deve aproveitar esses canais para dar publicidade à sua loja. Utilize as suas redes sociais para mostrar que você é uma autoridade sobre os produtos que comercializa. Além de ajudar as pessoas, essa é uma forma de construir de maneira sustentável o relacionamento entre e-commerce e cliente para o futuro. Divulgue conteúdos especializados e crie estratégias online para divulgar suas promoções para um púbico segmentado, com maior chance de comprar de você.

Loja própria ou marketplace?

Se você ainda não tem uma loja virtual estruturada, mas sabe que tem potencial de ampliar suas receitas vendendo seus produtos na internet, a dica é iniciar o caminho por meio dos marketplaces. Esses sites funcionam como um grande shopping online, em que várias lojas oferecem seus produtos. Nesse caso, a “estrutura da loja”, ou seja, a parte funcional, fica por conta do site em troca de um percentual do valor comercializado. É uma forma menos onerosa para adentrar ao mundo do e-commerce, sobretudo para pequenos empresários que precisam conter gastos nesse momento.

Grandes varejistas do país possuem marketplaces, mas você também pode comercializar em plataformas como Facebook, Mercado Livre e OLX.

Se possível, invista em anúncios online

Conforme falamos anteriormente, é fundamental que você invista algum tempo e recurso na divulgação de sua loja online, bem como na de seus produtos. Quem não é visto não é lembrado e na internet isso é extremamente verdadeiro. Patrocinar posts em redes sociais e utilizar o Google Ads são ações que podem trazer ótimos resultados. Porém, é preciso monitorá-las para saber como estão repercutindo e quais são os reais efeitos deste investimento. Isso mesmo que ele seja muito pequeno, pois é preciso entender como vai retornar esse valor que foi gasto. Faça testes com pequenos valores para diferentes tipos de impulsionamento e veja quais renderam os melhores resultados, em seguida invista mais recursos nos formatos e modelos de anúncios que se mostrarem mais assertivos.

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