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Entenda como o marketing pessoal pode ajudar sua empresa a crescer

Mais do que o cuidado com a aparência, o marketing pessoal se transformou numa verdadeira ferramenta capaz de determinar se uma negociação será ou não exitosa. Numa época em que as redes socais ampliaram a nossa rede de contatos, tomar alguns cuidados pode ser determinante para o seu sucesso profissional ou para o sucesso da sua empresa. Portanto, se você busca se posicionar no mercado, ou se deseja estimular seus colaboradores a adotarem posturas mais adequadas aos padrões estabelecidos pela sua empresa, acompanhe as dicas que a Método Contabilidade traz a seguir.

            Não é de hoje que o marketing pessoal é fundamental para as empresas e para os profissionais. Usar trajes adequados ao ambiente corporativo, portar-se de maneira cordial com os colegas, manter um bom relacionamento com seus clientes e por em prática os valores e diretrizes organizacionais são alguns dos comportamentos recomendados para quem deseja se destacar. Aproveitar momentos de baixa demanda no trabalho para investir em treinamentos como os relacionados ao marketing pessoal, pode ser uma excelente estratégia de negócio e auxiliar sua empresa a superar a crise mais rapidamente.

            Empresas que investem em treinamento sempre possuem colaboradores mais engajados e preparados para desempenharem suas funções. Para o time de gestores, por exemplo, o marketing pessoal pode ser um importante instrumento que os ajudará a liderar e engajar suas equipes. O relacionamento interpessoal entre gestores e a força de trabalho precisa ser o mais transparente e cordial possível, por isso, técnicas de comunicação e comportamento podem auxiliar os gestores na difícil tarefa de liderar. Vale lembrar que um gestor só é um líder, quando inspira seus liderados por meio de seus exemplos.

            Para os executivos da área comercial, o marketing pessoal é fundamental para que eles desenvolvam um relacionamento profissional de alto nível com clientes, parceiros e fornecedores. O time de vendas representa a empresa, portanto, seu comportamento reflete os valores da organização. Uma piada de mau gosto, um comportamento preconceituoso, uma postura antiética ou mesmo uma atitude ilícita, pode colocar a perder décadas de história de uma organização. Para esses profissionais, um bom treinamento de marketing pessoal pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso da negociação. Isso vale tanto para gigantes multinacionais, como para a loja da esquina. Um vendedor despreparado pode fazer com que o cliente nunca mais pise no estabelecimento.

            Outros importantes conceitos do marketing pessoal são:

  • Empregabilidade – o Marketing pessoal pode auxiliar os profissionais a se recolocarem no mercado, após uma demissão ou mesmo se sentirem que já cumpriram seu dever na empresa em que estão;
  • Criação de uma rede de relacionamentos – profissionais bem preparados, terão muito mais facilidade em cultivar e nutrir bons contatos;
  • Estratégias em comunicação – Bons profissionais são especialistas no que fazem e uma comunicação pode ajuda-los a demonstrar essa expertise. Desta forma, sua empresa mostra ao mercado que possui profissionais de excelência em seu time;
  • Postura em relação às habilidades de relacionamento interpessoal – empatia e respeito são fundamentais em qualquer relação, mas com o marketing pessoal, sua equipe poderá desenvolver técnicas e diretrizes ainda melhores, para lidar comas diferentes situações do cotidiano, sempre prezando pela ética e pela cordialidade;
  • Boas maneiras – Saber se portar numa visita técnica ou num jantar de negócios sempre causa boa impressão. Bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por favor, obrigado… Essas palavras nunca saem de moda e devem sempre ser utilizadas;
  • Comportamento social – dizem que educação vem de casa, entretanto, muitas vezes nossa sociedade cultiva comportamentos que já não são bem aceitos ou tolerados no ambiente corporativo. Saber lidar com as diferenças e a diversidade é fundamental no mundo dos negócios, afinal, nunca se sabe quem estará do outro lado da negociação;
  • Etiqueta no trabalho – coletividade é palavra de ordem em qualquer empresa, por isso, é fundamental que os profissionais atentem para questões simples. Sujou? Limpe. Usou? Guarde. Pediu emprestado? Devolva… Outras questões como respeito ao horário, evitar palavrões, ajudar quem precisa, são comportamentos que se esperam de qualquer profissional.

Todas essas questões são extremamente relevantes e fazem a diferença no cotidiano das empresas. Ruídos na comunicação, comportamentos inadequados, opiniões inconvenientes são situações que desgastam as equipes e prejudicam o bom andamento das empresas. O marketing pessoal pode ajudar as empresas a corrigirem problemas simples, masque fazem toda a diferença dentro das organizações.

A Método Contabilidade saliente que é fundamental zelar pelo nome e pela imagem do negócio. É preciso que sua marca seja bem representada e que haja um padrão de atendimento que busque sempre a melhoria contínua. As atitudes e o comportamento devem ser lineares, para que a marca possa se transformar em uma referência de bom atendimento e negociação.

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