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Transformando a crise em oportunidades: dicas para aumentar a eficiência da sua empresa

Os momentos de crise são sempre desafiadores e a pandemia da COVID-19 trouxe muita dificuldade para alguns segmentos do mercado. Mas esse momento tão difícil, também pode se transformar em um momento de oportunidade, isso porque, a baixa demanda pode permitir que as empresas possam fazer correções em seus processos, implementar novos procedimentos, treinar suas equipes, diversificar seus produtos e serviços e até mesmo mudar os rumos do negócio, com base nos resultados obtidos até aqui e nas projeções para os próximos meses.

            Neste artigo, a Método Contabilidade traz algumas dicas de melhorias ou mudanças que podem ajudar sua empresa a sair desse momento ainda mais sólida e preparada para os desafios futuros. São 8 dicas que podem ampliar a eficiência, o controle e poderão resultar em indicadores que lhe permitirão fazer correções pontuais ou mesmo melhorar o clima organizacional, que muitas vezes é amplamente afetado pela instabilidade e pela incerteza com o futuro.

            1 – SOFTWARE DE GESTÃO – Gerir uma empresa sem mensurar e acompanhar seus indicadores de desempenho é como operar um paciente, sem antes fazer os exames necessários para entender a complexidade da doença. Existem diversos softwares no mercado, que monitoram e permitem o acompanhamento dos mais variados indicadores nas diferentes áreas da empresa, como CRM, gerenciamento de projetos, automação de marketing, gestão financeira, comunicação, etc. Muitas empresas, oferecem versões gratuitas, com certa limitação, ou mesmo alguns meses de gratuidade para teste.

            2 – COMUNICAÇÃO INTERNA – Este período também pode ser uma oportunidade de melhorar a comunicação interna das empresas. A comunicação é fundamental para o bom andamento dos processos. Inúmeras ferramentas gratuitas podem melhorar essa comunicação, seja vertical (da direção com os colaboradores), seja horizontal (entre os próprios colaboradores). Informativos via e-mail, mural de recados, reuniões estratégicas, feedbacks pontuais, redes sociais, etc. Inúmeras são as formas de melhorar a comunicação e engajar ainda mais a força de trabalho. Quanto mais os colaboradores tiverem conhecimento e participarem da tomada de decisões, mas se sentirão pertencidos à organização.

            3 – METODOLOGIA OKR – A sigla OKR significa Objetivos e Resultados-Chave (Objective and Key Results). Esta metodologia é utilizada em importantes empresas mundo afora e se destaca por promover o engajamento dos colaboradores nos objetivos comuns da empresa. Por meio dela, são definidos um conjunto de objetivos, que se relacionam entre si e podem ser escalonados e alcançados individual ou coletivamente e os resultados chave que indicarão a conquista desses objetivos. Por exemplo, se o objetivo da empresa é reduzir o consumo de energia em 10% no próximo semestre, os resultados-chave para alcançar tal objetivo podem ser a substituição de equipamentos mais antigos, por novos e mais eficientes ou a criação de uma campanha interna de conscientização.

           4 – HOME OFFICE – Em meio à pandemia da COVID-19, o home office tem ganhado espaço nas empresas brasileiras. Além de permitir que o colaborador ganhe em qualidade de vida, porque muitas vezes não precisará acordar tão cedo, enfrentar o congestionamento e estar vulnerável à violência das grandes cidades, permite que as empresas economizem, seja com o vale transporte ou ajuda de deslocamento.

            5 – PESQUISAS DE MERCADO – Entender o comportamento do consumidor e as tendências para o seu público-alvo é extremamente importante durante esse momento de crise. Entender as demandas atuais pode ser crucial para a sobrevivência das empresas, por isso, esteja atento(a) às tendências, procure por dados dos institutos de pesquisa, acompanhe as projeções econômicas e, sempre que possível, mantenha contato com os seus clientes. Procure saber se eles estão satisfeitos, se encontraram o que procuravam no seu estabelecimento, por quais canais tiveram conhecimento da sua empresa, se estariam dispostos a indicar a sua empresa, entre outras informações que são fundamentais para a tomada de decisão.

            6 – TREINAMENTO DAS EQUIPES – Como já falamos anteriormente, este período de baixa demanda pede ser uma excelente oportunidade para fazer aquele treinamento que estava pendente há meses no seu planejamento. Nas últimas semanas, uma série de empresas têm oferecido cursos, e-books, webinars e palestras online de forma gratuita. Fique atento(a) a essas oportunidades e convide suas equipes a participar destes treinamentos ou envio os materiais para que eles possam assistir ou ler posteriormente. Quanto mais capacitada for a sua equipe, mais preparada ela será para buscar os resultados que você deseja.

            7 – CLIMA ORGANIZACIONAL – A pandemia de COVID-19 já deixa todo mundo suficientemente tenso, por isso, é importante estar atento ao clima organizacional da sua empresa. Profissionais desmotivados, equipes rachadas, líderes sem comando, enfim, são diversos os problemas que podem provocar a insatisfação dos colaboradores e afetar sensivelmente a qualidade do seu atendimento. Motivar as equipes, ter empatia e construir um ambiente saudável para as pessoas é extremamente importante.

            8 – MONITORE AS AÇÕES – Implementar mudanças e melhorias é fundamental, entretanto, de nada adianta se não houver um acompanhamento dessa implantação até que seja aculturada. Também é importante acompanhar os resultados, pois muitas vezes é possível realizar adaptações mais adequadas ao seu modelo de negócio. A implementação de melhorias e o acompanhamento durante o processo e de seus resultados é um dos passos para a busca da excelência na organização.

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