Telefone

(48) 3374-3144

Endereço

Av. Hilza Terezinha Pagani, 936 - Pagani, Palhoça - SC
Edifício Comercial Augusto Westphal - 2º Andar

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta-feira
8:30-12:00h /13:30-18:00h

Posso pagar minhas despesas pessoais com o dinheiro da empresa?

Muitas pessoas acabam abrindo uma empresa, motivadas pela falta de oportunidades no mercado ou pelo sonho de empreender e construir um legado. Entretanto quando uma empresa é aberta, é fundamental que se separe o que é propriedade da pessoa jurídica e as responsabilidades da pessoa física. Essa distinção é de extrema importância, sobretudo para preservar o capital da empresa, bem como sua fragilidade frente à volatilidade do mercado.

            Vale lembrar, que um dos maiores motivos para o fechamento de empresas são os problemas de liquidez financeira. Retirar dinheiro da empresa, por mais que você seja o proprietário, para pagar suas contas pessoais, pode comprometer drasticamente a capacidade da sua empresa de honrar com os compromissos que são obrigatórios do negócio, como o pagamento de tributos, de fornecedores, de funcionários, de custos operacionais, além de impedir que ela possa investir no seu crescimento.

            A Perda do controle financeiro da empresa, também pode colocar em risco a credibilidade frente ao mercado, afinal, se sua empresa tiver dívidas e títulos protestados contra ela, terá muita dificuldade para fazer novos negócios e para obter financiamentos para investir em seu crescimento. Nesse sentido, algumas dicas podem ajudar você a controlar suas finanças pessoais e empresariais:

  • Faça um diagnóstico financeiro – É de suma importância que você tenha uma visão abrangente sobre todos os seus gastos pessoais e os de sua empresa. Coloque esses gastos em duas planilhas separadas e procure se organizar de modo que as despesas de um não interfiram no rendimento do outro;
  • Defina adequadamente suas retiradas – O lucro da empresa precisa ser reservado para os compromissos dela, como realizar investimentos, reservar capital de giro e entre estes efetuar o pagamento de todos os funcionários. O seu salário (pró-labore), deve ser justo e adequado a realidade de seu negócio e não pode comprometer o caixa da empresa;
  • Tenha contas bancárias distintas –Ter contas separadas pode ajudar você a não cair na tentação de usar os recursos da empresa e evita que você perca o controle do que foi gasto em cada uma delas.
  • Adote planos corporativos –Sua empresa pode conseguir contratos de serviços essenciais para o seu negócio com planos muito mais baratos que os disponíveis para pessoas físicas.
  • Estabeleça reservas mensais – Nunca se sabe o dia de amanhã, por isso, é fundamental que sua empresa tenha uma reserva financeira para conseguir superar momentos mais difíceis de crise no mercado. As empresas que tinham essa reserva, por exemplo, estão conseguindo superar muito mais facilmente a crise decorrente da Covid-19.  Da mesma forma, é interessante ter uma reserva pessoal para usar, desde que seja com imprevistos como a necessidade de tratamentos médicos ou para tirar férias com a família sem precisar recorrer ao caixa da empresa.

            Para ajudar você a desenvolver um bom plano de negócio, a Método Contabilidade preparou um passo a passo que poderá ajudar você a melhorar a gestão de sua empresa e evitar transtornos futuros, CLIQUE AQUI e confira. Você precisa saber exatamente onde quer chegar para definir que estratégias serão usadas para alcançar esse objetivo. Por isso, fazer um bom Planejamento Financeiro também é muito importante, afinal, ele poderá apontar as diretrizes para que a empresa se torne rentável, estabelecendo os mecanismos de controle para garantir a liquidez e o cumprimento das metas propostas para curto, médio e longo prazos.

            Contar com o serviço de um escritório de contabilidade, pode ajudar você a organizar os gastos da sua empresa, permitindo que seu negócio tenha uma saúde financeira equilibrada.

Compartilhe

4 respostas

  1. Saudações. Abri minha Lavanderia a 4 meses e sou MEI. Graças a DEUS que está dando para pagar as contas referentes ao giro do negócio, mas neste mês ainda está devagar. Minha dúvida é: posso pagar as contas referentes a impulsionamento nas redes? Posso pagar com a conta PJ as compras de material de limpeza ? Posso pagar o uber referente ao delivery da lavanderia? Posso passar valores menores que um salário mínimo pra minha conta física? Poderia ficar aqui perguntando mas ficaria muito satisfeito se me respondessem essas. Parabéns pelo trabalho

    1. Olá,
      Vamos lá!
      1 – Posso pagar as contas referentes a impulsionamento nas redes?
      R: Sim, se o cadastro estiver no CNPJ da empresa; (Geralmente quando informa os dados para pagamento, você consegue alterar)
      2 – Posso pagar com a conta PJ as compras de material de limpeza?
      R: Sim, se esses materiais são utilizados como uso e consumo na lavanderia, ou utilizados para prestar o serviço (NF no CNPJ);
      3 – Posso pagar o uber referente ao delivery da lavanderia?
      R: Mesma situação das anteriores, precisa cadastrar como empresa para ter comprovante no CNPJ;
      4 – Posso passar valores menores que um salário mínimo pra minha conta física?
      R: MEI não possui Pró-labore, entendesse que o valor transferido para a PF é o Lucro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *