O índice de empresas que quebram antes do primeiro ano de vida é de 15,2%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na pesquisa Demografia das Empresas e Empreendedorismo (2017). Esse dado reforça como é importe planejar o seu negócio, conhecer o seu mercado e os seus concorrentes, bem como, trazer algum diferencial para se destacar no mercado. Contudo, mesmo quando todos esses cuidados são adotados, ainda assim a empresa pode ser colocada em risco quando o gestor toma decisões equivocadas.
A Método Contabilidade preparou uma lista com os principais erros que podem ameaçar o seu negócio:
Não ter o controle do fluxo de caixa – O equilíbrio financeiro é fundamental para as empresas e a ferramenta que melhor pode demonstrar como estão as suas finanças é o Fluxo de Caixa. Para construí-lo, você precisará detalhar todas as suas receitas (vendas à vista e a prazo e recebimento de duplicatas, entre outros),todas as suas despesas (compras à vista e a prazo, pagamentos de duplicatas, pagamento de despesas e outros pagamentos) e o que está previsto a curto, médio e longo prazos. A Método já falou sobre a importância do Fluxo de Caixa em outro post.
Confundir finanças pessoais com finanças empresariais – Quando uma empresa é aberta, é fundamental que se separe o que é propriedade da pessoa jurídica e as responsabilidades da pessoa física. Essa distinção é de extrema importância, sobretudo para preservar o capital da empresa, bem como sua defesa frente à volatilidade do mercado. Se você retirar dinheiro demais da sua empresa, pode comprometer severamente o caixa dela. Confira mais informações sobre a importância dessa diferenciação, CLICANDO AQUI.
Não saber os custos e as despesas dos produtos ou serviços – Cada negócio terá suas especificidades na hora de calcular o preço do seu produto ou serviço, até porque as despesas mudam muito de uma empresa pra outra. Contudo, entender como fazer esse cálculo também pode te ajudar a perceber que áreas estão pesando demais nos seus gastos, permitindo que você desenvolva ações para reduzir seus custos ou despesas, diminuindo a pressão dos sobre o seu preço final. A Método também já fez um post falando sobre a importância desse calculo correto do preço dos produtos e/ou serviços.
Não conhecer o estoque de mercadorias – Conhecer o seu estoque é importante, porque é por meio dessas informações que poderá aplicar descontos para vender um produto que não teve saída ou mesmo para saber o que tem tido mais procura para que consiga ampliar a compra e obter desconto do seu fornecedor. Vale lembrar que produto armazenado ocupa espaço e custa dinheiro, afinal, o prazo de validade pode inclusive vencer se ele não for vendido. Também já falamos sobre a importância dele controle aqui no blog.
Não estudar o mercado e não planejar seus investimentos – O primeiro passo para abrir e manter uma empresa é estudar o mercado. Conheça seus concorrentes, seu público consumidor e as peculiaridades do seu segmento. Entender as necessidades de seus clientes e de que forma você pode se diferenciar no mercado pode ser determinante para o seu sucesso. Além do mais, se você conhece o seu mercado de atuação, terá mais segurança para investir no crescimento da sua empresa. Muito negócio já quebrou, porque seus gestores não souberam aplicar os investimentos ou porque não perceberam o momento certo para dar o próximo passo.
É muito importante que os gestores se qualifiquem constantemente, que façam cursos, que entendam as transformações do mercado e os fatores externos que podem comprometer seus negócios. Além do mais, é muito importante contar com um escritório de contabilidade que ofereça segurança e as informações necessárias para a correta tomada de decisões. A Método Contabilidade dispõe de uma equipe qualificada para prestar esse atendimento.