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Entenda a diferença entre custo fixo e custo variável

            O controle sobre custos e sobre a lucratividade é fundamental para a correta tomada de decisões de uma empresa. Já falamos aqui no blog sobre a importância do fluxo de caixa para o controle financeiro da sua organização, entretanto, para solucionar algumas dúvidas que tenham surgido sobre o significado de custo fixo e custo variável, nós preparamos este texto para explicar a diferença entre os dois.

            Bom, a diferença entre eles é simples e praticamente já explicada pelo próprio nome. O Custo Fixo é aquele que você sabe que vai ter, independente do quanto produza ou atenda, ou seja, você terá aquela fatura para pagar produzindo 1.000 peças ou produzido 10 peças, atendendo 100 ou atendendo 1 cliente. Geralmente, os principais custos fixos são:

  • Aluguel
  • Energia elétrica
  • Salários
  • Telefone e internet
  • Água

            Mesmo que esse mês você gaste R$ 1.000,00 com a conta de energia elétrica e no mês seguinte você tiver feito uma economia, reduzindo esse custo para R$ 500,00, ainda assim ele será considerado um custo fixo.

            Já os Custos Variáveis, são aqueles que não se tem controle sobre a sua frequência, ou seja, você pode ter que pagar este mês, mas passar dois, três, quatro meses sem precisar pagar. Geralmente, os custos variáveis estão associados a um aumento da produção ou dos atendimentos e são despesas que obrigatoriamente precisarão ser pagas. Dentre os custos variáveis, destacam-se:

  • Juros e multas
  • Conserto de equipamentos
  • A contratação de funcionários
  • Reformas
  • Horas extras

Bom, agora que você sabe a diferença entre eles, você já pode se planejar para os custos fixos que terá elos próximos meses. Crie uma planilha, caso você não disponha de um sistema na sua empresa, e planeje os próximos passos da sua empresa. Procure identificar quando você terá de reservar e aplique esses recursos em algum tipo de investimento seguro e que te traga um retorno satisfatório. Lembre-se também que é sempre importante ter uma boa margem para amortizar possíveis oscilações do mercado, mantendo suas atividades mesmo em situações desfavoráveis nas vendas.

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