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Saiba o que fazer para evitar processos trabalhistas na sua empresa

O Brasil passou recentemente por grandes mudanças em sua legislação trabalhista, por isso, é fundamental que os empresários estejam atentos a estas mudanças, para não serem surpreendidos por ações trabalhistas decorrentes do não cumprimento de suas obrigações. Outro aspecto importante da relação entre empregadores e trabalhadores diz respeito à relação profissional existente no ambiente de trabalho, que precisa ser norteada pela ética e pelo respeito à dignidade e às diferenças.

Ações trabalhistas costumam pesar muito no caixa das organizações, quando há uma decisão judicial contrária à empresa. Por isso, é fundamental que a empresa esteja amparada judicialmente e que adote medidas que possam contribuir para minimizar os riscos de uma ação desta natureza. A Método Contabilidade te conta a seguir as principais iniciativas que podem reduzir estes riscos:

  • Esteja atualizado das mudanças na legislação trabalhista – A legislação brasileira está em constante mudança, para que as empresas acompanhem as transformações e demandas sociais que chegam ao Congresso Nacional. Por isso, é fundamental que o empresário esteja atualizado sobre estas mudanças, ou conte com uma consultoria especializada para que lhe prestar este serviço, podendo inclusive ser feita por um escritório de contabilidade.
  • Respeite as diferenças e mantenha uma relação profissional com os trabalhadores – Uma das grandes causas de ações trabalhistas hoje diz respeito à assédio moral ou discriminação de gênero, racial e contra pessoas com deficiência. A tecnologia facilitou a comprovação desses abusos, por isso, é crucial que as empresas adotem uma postura de combate constante às práticas discriminatórias, bem como ao assédio moral e sexual dentro das organizações. Seja para evitar ações desse tipo, que comprometem absurdamente a reputação da empresa e podem inclusive resultar em processos criminais, seja para gerar um ambiente de acolhimento, respeito e segurança dentro das empresas.
  • Melhore a comunicação interna na sua empresa – Geralmente, o trabalhador entra com uma ação trabalhista por entender que se sentiu prejudicado de alguma forma. Entretanto, a empresa não precisa, nem deve esperar que a situação chegue a este ponto. Manter uma boa comunicação com a força de trabalho é crucial. Entender como está a satisfação dos trabalhadores, dar feedbacks periódicos sobre o trabalho desempenhado por eles, propiciar um ambiente de segurança para que os trabalhadores possam também tecer críticas à empresa mais do que evitar que os problemas cheguem a este ponto, podem ajudar a empresa a identificar problemas sérios, que muitas vezes passam despercebidos aos olhos dos seus gestores.
  • Formalize os contratos de prestação de serviço de terceiros e mantenha seus colaboradores dentro da legalidade com registros de trabalho – De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) o vínculo empregatício configura-se por “toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário”. Sendo assim, é fundamental que a empresa adote medidas de modo a não ser surpreendida por uma ação trabalhista, por ter pessoas trabalhando para a organização, sendo o devido registro profissional. Essa é uma economia que pode custar caro depois.
  • Seja transparente com os candidatos à vaga sobre as características da função e sobre os benefícios que sua empresa oferece – É fundamental que os candidatos à vaga de trabalho na sua empresa estejam cientes das características da função que ele irá desempenhar, bem como os valores da sua organização. Também é importante que a entrevista e o processo de seleção sejam o mais abrangente possível. Desta forma, surpresas desagradáveis podem ser evitadas tanto para sua empresa como para os trabalhadores.

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