Telefone

(48) 3374-3144

Endereço

Av. Hilza Terezinha Pagani, 936 - Pagani, Palhoça - SC
Edifício Comercial Augusto Westphal - 2º Andar

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta-feira
8:30-12:00h /13:30-18:00h

Entenda o que é o PIX e quais os benefícios ele oferece

A transações bancárias sempre foram motivo de dor de cabeça para as empresas e os clientes dos bancos, isso porque, além das taxas, a demora na efetivação das transações muitas vezes dificultava as negociações e até mesmo traziam dor de cabeça para aqueles que precisavam pagar uma fatura no dia do vencimento. Pensando nisso e em agilizar o processo de transferência bancária, o Banco Central lançou uma nova modalidade de transação bancária: o PIX, o pagamento instantâneo brasileiro.

Por meio do PIX, os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia, além do mais, ele pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Quem vai oferecer o Pix às pessoas e empresas serão as instituições financeiras: bancos, meios de pagamento e fintechs. Da mesma forma que TED e DOC, por exemplo, já aparecem no aplicativo como opções para uma pessoa na hora de fazer transferências de valores, o Pix vai aparecer nesse mesmo aplicativo como mais uma alternativa. Confira as principais características do PIX:

  • Rápido – Transações concluídas em poucos segundos, recursos disponíveis para o recebedor em tempo real;
  • Disponível – 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive feriados;
  • Fácil – Experiência facilitada para o usuário;
  • Barato – Gratuito para pessoa física pagadora e baixo custo para pessoas jurídicas;
  • Seguro – Robustez de mecanismos e medidas para garantir a segurança das transações;
  • Aberto – Estrutura ampla de participação, possibilitando pagamentos entre instituições distintas;
  • Versátil – Instrumento multiproposta, que pode ser usado para pagamentos independente de tipo e valor da transação, entre pessoas, empresas e governo;
  • Integrado – Informações importantes para conciliação poderão cursar junto com a ordem de pagamento, facilitando a automação de processos e a conciliação dos pagamentos.

Atualmente, existem as seguintes possibilidades para enviar dinheiro para pessoas com contas em outras instituições:

  • TED (Transferência Eletrônica Disponível): o dinheiro enviado a outra instituição será creditado na conta de destino até às 17 horas daquele mesmo dia; não existe valor mínimo a ser transferido e valores superiores a R$ 5 mil podem ser enviados;
  • DOC (Documento de Ordem de Crédito): o dinheiro cai na conta de destino no dia seguinte, mas pode levar mais de um dia útil caso a transferência seja feita após às 22h; além disso, o valor máximo que pode ser transferido por DOC é de R$ 4.999,99.

O Pix é mais uma opção disponível à população que convive com os tipos tradicionais. A diferença é que, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix. Outra diferença é que o Pix não tem limite de horário, nem de dia da semana e os recursos são disponibilizados ao recebedor em poucos segundos. O Pix funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos, de banco para fintech, de fintech para instituição de pagamento, entre outros.

As transações de pagamento por meio de boleto exigem a leitura de código de barras, enquanto o Pix pode fazer a leitura de um QR Code. A diferença é que, no Pix a liquidação é em tempo real, o pagador e o recebedor são notificados a respeito da conclusão da transação e o pagamento pode ser feito em qualquer dia e horário. As transações de pagamento utilizando cartão de débito exigem uso de maquininhas ou instrumento similar. Com Pix, as transações podem ser iniciadas por meio do telefone celular, sem a necessidade de qualquer outro instrumento.

Para cadastrar o Pix é preciso primeiro criar uma chave Pix. A chave Pix representa o endereço da sua conta no Pix. Para criar uma chave Pix, a pessoa ou empresa precisa usar uma dessas quatro formas de identificação: CPF/CNPJ, email, número de telefone celular ou a chave aleatória. A chave aleatória é uma forma de receber um Pix sem precisar informar dados pessoais. Será como um login, ou seja, um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente que identificará a conta do destino de recursos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *