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Como fazer um pós-venda de sucesso?

Diferente do que muita gente pensa, um negócio não termina quando você efetiva a venda e entrega a Nota Fiscal ao seu cliente. Para além da venda, existe um processo chamado de pós-venda, que consiste em dar o suporte que o cliente precisa para o melhor uso do seu produto/serviço, bem como para compreender a satisfação dele com o produto/serviço, no sentido de melhorar continuamente seus processos e fidelizar este cliente. Esse processo é fundamental, afinal, seu cliente tem direito a garantias e sua empresa precisa estar preparada para solucionar problemas que possam surgir.

Neste artigo, a Método Contabilidade traz algumas dicas que podem ser úteis para sua empresa organizar este processo de pós-venda, permitindo assim, que ela seja rápida na solução e identificação de problemas, bem como, na fidelização do seu consumidor. Confira a seguir as principais dicas para estruturar o seu pós-venda:

1 – Um cliente ativo de sua empresa, é melhor lead que ela pode ter. Muitas empresas gastam milhares de reais investindo na construção de um funil de vendas, que identifique a maturidade de cada contato da sua empresa no processo de venda e faça a seleção daqueles que estão mais próximos de efetivar a compra. Contudo, muitas dessas empresas esquecem que, mais do que atrair clientes, é fundamental mantê-los fiéis à sua marca e acabam deixando de fidelizar o público que já escolheu comprar seus produtos ou serviços.

2 – Ofereça benefícios para quem já e cliente. Fidelizar um cliente não é uma tarefa fácil, afinal, mais do que um bom produto/serviço e um bom atendimento, sua empresa precisa buscar formas criativas para manter o contato com ele. Uma excelente forma de fidelizar os clientes é oferecendo benefícios para compras futuras, como um programa de pontos ou descontos para quem já é cliente.

3 – Tenha uma boa estrutura para a logística reversa. Conforme falamos anteriormente, por mais que você comercialize produtos e serviços de qualidade, falhas podem e possivelmente vão acontecer, por isso, sua empresa precisa oferecer um boa e ágil logística para recebimento de produtos que tenham apresentado defeito ou que não estejam dentro da expectativa do cliente. Esse suporte pode fazer toda a diferença em vendas futuras da sua empresa para este cliente.

4 – Tenha um serviço de atendimento e suporte realmente efetivo. Uma das coisas mais desagradáveis do mundo é ligar para uma empresa, ficar horas no telefone e concluir a chamada sem a solução do problema. Essa situação tão comum, tira qualquer pessoa do sério e certamente coloca a perder todo um trabalho realizado anteriormente. Por isso, é fundamental que sua empresa tenha empatia e busque entender as dores do seu cliente, para solucionar os seus problemas com agilidade e transparência.

5 – Faça pesquisas de satisfação. Apesar de serem um processo bem antigo, as pesquisas de satisfação são cruciais para identificar falhas no seu processo de venda que podem comprometer a relação da sua empresa com os seus clientes. Seja presencialmente, por e-mail ou Whatsapp, uma boa pesquisa de satisfação pode trazer resultados muito positivos para a sua empresa e ainda fazer com que o cliente se sinta percebido e valorizado nesse pós-venda.

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