Telefone

(48) 3374-3144

Endereço

Av. Hilza Terezinha Pagani, 936 - Pagani, Palhoça - SC
Edifício Comercial Augusto Westphal - 2º Andar

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta-feira
8:30-12:00h /13:30-18:00h

Dicas para não ficar no vermelho em 2021

O ano que passou não foi fácil para a grande maioria dos brasileiros, afinal, além da pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e tiveram a redução de seus salários como medida para a preservação dos postos de trabalho. Muita gente foi pega de surpresa e acabou tendo que apertar os cintos em 2020, contudo, mesmo assim, um número significativo de pessoas acabou acumulando dívidas que podem ser quitadas em 2021, caso haja organização e controle das finanças pessoais. Por isso, a Método Contabilidade preparou uma série de dicas que poderão ajudar você a se organizar para pagar essas dívidas ou mesmo evitar que você termine o ano no vermelho e tenha um dinheirinho sobrando para uma viagem ou um investimento que tanto deseja.

1 – Avalie o cenário – Se você se já tiver dívidas, é importante avaliar se os juros que está pagando são maiores que os que pagaria em casa de um empréstimo. Se forem, vale a pena fazer este empréstimo para quitar as dívidas e então ficar com apenas a dívida do empréstimo. Também é importante verificar a possibilidade de renegociação da sua dívida, para reduzir estes juros e quem sabe quitar este débito num prazo menor.

2 – Cuidado com os cartões – Os juros do cartão de crédito são absurdamente altos, por isso, esta e uma péssima dívida para se ter. Se este for o seu caso, livre-se dos cartões em excesso para evitar o descontrole dos gastos.

3 – Renegocie contratos – Em caso de aperto, é sempre importante renegociar os serviços que você contratou ou mesmo suspender temporariamente alguns desses contratos. Serviços de TV por assinatura e conteúdo sob demanda podem parecer gastos pequenos a curto prazo, mas representam um bom dinheiro no médio e longo prazo.

            4 – Opte por refeições em casa – O gasto com alimentação tem subido muito no Brasil, por isso, é sempre importante considerar a alimentação em casa e o uso de marmitas no trabalho. Além de reduzir custos com restaurantes e lanchonetes, você pode equilibrar melhor as suas refeições.

5 – Avalie o uso do transporte coletivo – Se o carro está pesando demais no seu orçamento, avalie se a utilização do transporte coletivo não pode ser uma boa solução para você economizar. Além da economia com o combustível e a manutenção, você também contribui para o meio ambiente reduzindo a emissão de poluentes que causa o efeito estufa e consequentemente o aquecimento global.

6 – Regra dos 50-15-35 – Um conceito importante para equilibrar as finanças pessoais é seguir a regra de 50% para gastos essenciais (moradia, contas de consumo, educação e assim por diante), 15% para prioridades financeiras (pagamento de dívidas e/ ou investimentos) e 35% para estilo de vida (para hobbies e coisas que lhe façam feliz).

7 – Tenha controle sobre os seus gastos – Essa e uma das dicas ais importantes, afinal, sem controle você certamente irá se endividar. Faça uma planilha ou conte com aplicativos de finanças pessoais para controlar seus gastos. Desta forma, você pode acompanhar a destinação dos seus recursos e pode evitar situações de descontrole.

8 – Faça uma reserva emergencial – A gente nunca sabe quando um imprevisto pode acontecer, por isso, e sempre importante ter uma reserva de emergência para este tipo de situação. Guarde uma porcentagem dos seus recursos para essa reserva.

9 – Otimize seus investimentos – Se você tem um dinheiro para investir, procure por aquelas aplicações que podem render mais e mesmo assim serem investimentos seguros. Converse com o gerente do seu banco ou da sua agencia de investimentos e conheça os diferentes tipos de aplicações.

10 – Conscientize seus familiares – De nada adianta você economizar, se os demais membros da sua família não entenderem a importante dessa economia. Converse com sua família e conscientize-os sobre a necessidade de cortas gastos e de economizar para um objetivo maior.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *