Telefone

(48) 3374-3144

Endereço

Av. Hilza Terezinha Pagani, 936 - Pagani, Palhoça - SC
Edifício Comercial Augusto Westphal - 2º Andar

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta-feira
8:30-12:00h /13:30-18:00h

Entenda como calcular o capital social e a importância dele para a empresa

Toda empresa, quando inicia suas atividades, precisa de um determinado valor investido para funcionar. Seja para adquirir matéria-prima e insumos, comprar equipamentos, pagar funcionários, emitir a documentação necessária ou mesmo para pagar pela manutenção da sua estrutura (aluguel, água, energia, telefone, internet…). Esse valor bruto inicial que é investido pelos acionistas é chamado de Capital Social. A seguir, a Método Contabilidade te explica como calcular um valor correto para o capital social da sua empresa.

Conforme citamos anteriormente, o capital social é o valor bruto investido para que a empresa possa iniciar suas atividades e se manter até que tenha um retorno financeiro suficiente para se manter sozinha. Os microempreendedores individuais (MEIs), não precisam definir um valor de capital social.

Se você não tem muita ideia do quanto será necessário para administrar a sua empresa neste momento inicial, a recomendação é que defina o valor de R$ 1.000,00 como capital social, caso ela seja enquadrada como Empresa Individual (ME – Microempresa ou EPP – Empresa de Pequeno Porte) ou Sociedade Limitada, esta última, sendo formada por dois sócios ou mais. Este valor costuma ser o mínimo para que você possa emitir a documentação necessária e contratar os serviços básicos de um escritório de contabilidade. Vale lembrar que nestes casos o valor do capital social pode ser aumentado posteriormente.

Se você pretende abrir uma empresa EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), que também não possui sócios, o capital social inicial deve ser definido a partir de 100 salários mínimos. Não será preciso comprovar este valor, entretanto, esse dinheiro precisa estar disponível, afinal, pode gerar inconsistências no Imposto de Renda de Pessoa Física do proprietário. A Método Contabilidade lembra que qualquer alteração feita no contrato social da EIRELI precisa corrigir o valor do capital social para o salário mínimo vigente no momento desta alteração contratual.

As empresas que por lei precisam declarar um valor para o capital social, devem fazê-lo no contrato social da organização. Para calcular o valor do capital social, você vai precisar considerar alguns fatores:

Estrutura necessária – Calcule o valor dos móveis que será preciso comprar; se a empresa vai precisar pagar aluguel; o custo dos equipamentos eletrônicos (computadores, telefones, smartphones, notebooks, impressoras, entre outros); o custo dos serviços essenciais (água, energia, internet, telefonia); o custo do material de escritório e o custo da manutenção do espaço (produtos de limpeza, sistemas de segurança, entre outros).

Funcionários – Calcule o quanto será gasto com a força de trabalho (folha salarial, tributos, benefícios, alimentação, entre outros).

Documentação – Faça uma projeção do quanto será gasto para emitir a documentação necessária para o funcionamento da empresa, inclua neste valor um percentual para o escritório de contabilidade que irá auxiliar sua empresa neste processo.

Matéria-prima – Dependendo do seu modelo de negócio, você vai precisar abastecer o seu estoque antes de iniciar as atividades, comprando insumos para a produção ou para prestar o seu serviço.

Tempo necessário até a empresa lucrar – Os empresários devem considerar sempre o tempo que a empresa vai levar até conquistar novos clientes e ter uma lucratividade suficiente para se manter financeiramente. Nesse sentido, precisam calcular os custos fixos e variáveis, e multiplicar pelos meses em que a empresa ainda não terá uma receita consolidada.

Quando a empresa não dispõe de recursos suficientes para se manter, os sócios precisam fazer um novo aporte de investimentos. Esse investimento é chamado de Capital Social Integralizado. Neste caso, também é preciso atualizar o contrato social da empresa, fazendo uma nova distribuição das cotas, além do pagamento de taxas à Junta Comercial.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *