O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um dos principais documentos que o cidadão pode e deve ter para exercer todos os seus direitos e cumprir com suas obrigações. Ele é feito pela Receita Federal e serve para identificar os contribuintes de forma unificada em todo o território nacional, ou seja, os números desse documento serão os seus durante toda a vida e são diferentes para cada pessoa. Se você tem alguma dúvida sobre como tirar ou regularizar o seu documento, continue lendo este artigo que a Método Contabilidade vai te explicar.
Não existe uma idade mínima para ter CPF, até mesmo recém nascidos podem ter o seu documento (neste caso, a solicitação deverá ser feita pelo representante legal), que pode ser solicitado por brasileiros ou estrangeiros que vivem no Brasil ou no exterior. O CPF é um documento obrigatório para quem possui bens e direitos sujeitos a registro público no país (imóveis, veículos, embarcações, aeronaves, contas bancárias, aplicações no mercado financeiro e de capital). Confira abaixo o passo a passo para tirar ou regularizar o seu CPF de forma online:
- Acesse o site da Receita Federal e escolha uma das opções:
- CONSULTAR CPF: nessa opção você pode consultar a situação cadastral, verificar a autenticidade de um comprovante e verificar informações que constam no seu documento;
- INSCREVER NO CPF: nessa opção você pode solicitar o seu documento;
- ATUALIZAR CPF: nessa opção você pode atualizar informações cadastrais no seu documento ou regularizar a situação caso seu CPF esteja suspenso;
- OBTER O CARTÃO DO CPF: nessa opção você pode obter o seu CPF digital ou o documento impresso em formato PDF.
- Na opção “Inscrever no CPF”, clique em “Etapas para a realização deste serviço”, desça até “Canais de Prestação” e selecione a opção em que você se enquadra:
Web : Inscrição de cidadão brasileiro residente no país;
Web : Inscrição de cidadão brasileiro residente no exterior;
Web : Inscrição de cidadão estrangeiro.
Atenção, para fazer a sua inscrição no CPF, você vai precisar dos seguintes documentos:
- Documento de identificação oficial com foto do interessado;
- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, caso não conste no documento de identificação oficial apresentado a naturalidade, a filiação e a data de nascimento;
- Título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral (facultativo).
- Caso seu CPF esteja suspenso, será preciso regularizar a situação dele. A situação “Suspensa” significa que o cadastro do cidadão está incorreto ou incompleto e não há pendência de entrega de declarações. Neste caso, é necessário atualizar as suas informações pessoais no CPF. Para regularizar a situação de forma online, acesse o site da Receita Federal e clique em “Etapas para a realização deste serviço” e escolha uma das opções:
Web : Alterar CPF que esteja regular
Web : Regularizar CPF que esteja suspenso
Web : Complementar informações no CPF (Portal e-CAC)
Web : Alterar endereço no CPF (Portal e-CAC)
- Para emitir o CPF ou regularizar a situação, após a escolha da opção desejada, basta preencher o formulário e em seguida clicar em “Enviar”.