A pandemia da Covid-19 aumentou a procura por soluções online, para uma série de necessidades do nosso dia-a-dia e o Instituto Nacional do Seguro Social também passou a oferecer uma série de serviços através do Meu INSS, seu site na internet, que também conta com aplicativo para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A nova plataforma do INSS também tem contribuído para agilizar o atendimento da população nas agências físicas, evitando filas e idas desnecessárias até o local. Ao todo são 90 serviços que poderão ser realizados sem precisar sair de casa, sendo os principais:
- Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
- Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
- Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
- Acesso ao extrato de empréstimo consignado
- Acesso ao extrato de imposto de renda
- Acesso à carta de concessão do benefício
- Agendamento e resultado de perícia médica
- Consulta à revisão do benefício
- Pedido de recurso de benefício por incapacidade
- Pedido de cessação de benefício por óbito
- Cadastro ou renovação de representante legal
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário
- Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
- Cadastro de pensão alimentícia
- Cálculo de contribuição em atraso,emissão e ou cálculo de GPS
- Atualização de dados cadastrais
Acesse o portal Meu INSS, baixe o aplicativo no celular ou ligue na central 135. Na página principal, você vai precisar clicar no botão azul “Entrar com gov.br” e criar a sua conta. Para agendamentos não será necessário o uso de senha, basta clicar em “Agendamentos/Solicitações” informar seus dados e você poderá ver as suas solicitações.
Para agendar um novo pedido de aposentadoria, é só clicar no ícone “Novo requerimento”, no canto inferior direito. Apos clicar no campo indicado, serão listadas diversas opções de atendimento, onde o usuário poderá escolher a opção “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”. Desta forma, você poderá escolher a melhor opção de aposentadoria para o seu caso.
IMPORTANTE: leia com atenção seus dados cadastrais e suas informações de contato e tudo estiver correto, basta clicar em “Avançar”. O INSS informará o mínimo necessário para o atendimento, ele oferece a opção de digitalizar documentos.
Para o agendamento da perícia médica, o usuário deverá escolher entre solicitar benefício, pedir prorrogação ou acompanhar o resultado. Preencha os dados referente ao seu trabalho e pronto.
Como ser contribuinte da Previdência Social?
Todo trabalhador com carteira assinada é automaticamente filiado à Previdência. Quem trabalha por conta própria precisa se inscrever e contribuir mensalmente para ter acesso aos benefícios previdenciários. São segurados da Previdência Social os empregados, os empregados domésticos, os trabalhadores avulsos, os contribuintes individuais e os trabalhadores rurais. Até mesmo quem não tem renda própria, como as donas de casa e os estudantes, pode se inscrever na Previdência Social. Para se filiar é preciso ter mais de 16 anos. O trabalhador que se filia à Previdência Social é chamado de segurado. CLIQUE AQUI e acesse a ficha de inscrição e outras informações.