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Saiba o que você vai precisar para empreender

Sabemos que a situação não está fácil no Brasil, sobretudo pela taxa de desemprego recorde que assola o país. Por isso, muita gente tem buscado empreender, para mudar a própria realidade ou mesmo para realizar o sonho de ser dono(a)do próprio negócio. Entretanto, é importante saber que empreender exige mais do que vontade. É preciso entender do negócio que se quer abrir, conhecer o seu mercado,  seus concorrentes, seu público-alvo e os caminhos necessários para deixar sua empresa dentro da legalidade. Neste artigo que a Método Contabilidade preparou, você vai descobrir o que é necessário para abrir o seu próprio negócio.

            O planejamento da sua empresa começa com a elaboração de um plano de negócio. Nele, você deve organizar as informações coletadas sobre o empreendimento que quer montar. Esse planejamento vai demonstrar se o seu negócio é viável, considerando estratégia, mercado, operações e gestão financeira. Lembre-se que o  plano de negócios não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.

            A primeira coisa a se fazer é a análise de mercado, para entender quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de detalhar quais são os produtos ou serviços que sua empresa vai oferecer. Com essas informações, você poderá traçar um retrato do mercado e indicar se a empresa está indo na direção do que desejam os futuros clientes. A partir disso, você poderá desenvolver as ações de promoção e marketing para a empresa conquistar o público logo no início da atuação.

            Você não pode deixar o planejamento de marketing e financeiro da sua empresa para a última hora, porque isso é fundamental para o sucesso dela. Ao fazer o planejamento financeiro, você terá noção do quanto deve investir para que sua empresa possa iniciar as atividades com estabilidade. O documento deve conter, basicamente, as estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, de capital de giro e fluxo de caixa e de lucros. Quanto mais detalhado for o planejamento, menos sustos você vai enfrentar neste período inicial.

            Ao instalar a sua empresa, é necessário identificar o ponto em que ela vai funcionar, o tamanho da estrutura que será necessária, os custos com aluguéis de espaço e/ou equipamentos, compra de materiais e insumos, facilidade de acesso, visibilidade e exposição da sua marca junto aos clientes e o fluxo de clientes pelo local. Apesar de boa parte da divulgação hoje ocorrer através da internet, sua empresa precisa estar próxima das pessoas.

            Por fim, é fundamental regularizar a situação da sua empresa. Para isso, serão necessários emitir documentos, alvarás e, em alguns casos, autorizações junto a órgãos públicos. Antes de emitir os documentos, você precisará analisar e definir algumas questões:

  • Defina seu modelo de negócios e o nome da empresa;
  • Contrate um Contador de confiança;
  • Escolha o tipo de empresa para abrir MEI, ME, EPP, Médio ou Grande porte;
  • Defina o Regime jurídico da empresa: EI, EIRELI ou LTDA;
  • Escolha as atividades para exercer (CNAEs);
  • Saiba qual será o seu regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Para registrar sua empresa, você vai precisar dos seguintes documentos:

Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)

O CNPJ é considerado a identidade da sua empresa. É o cadastro da companhia no Ministério da Fazenda e Receita Federal, o qual fará com que ela tenha existência em âmbito nacional. Ele indica em qual segmento o negócio se inclui e quais serão os impostos devidos. Sem um CNPJ, a organização de fato não existe, portanto, é considerada ilegal.

Contrato Social

            Este é um acordo firmado entre os sócios da companhia, que indica quem são os donos, o nome de registro da empresa, o capital inicial, a divisão das ações, a atribuição de cada dono no negócio e as demais informações relevantes. É importante que seja feito por um advogado qualificado. Também deve ser registrado em cartório e estar assinado pelos sócios, duas testemunhas e pelo profissional de advocacia.

            Registro na Junta Comercial

O registro na junta comercial serve como um tipo de Certidão de Nascimento de pessoas jurídicas e é essencial para a emissão de outros documentos necessários para a formalização do negócio. Por meio desse cadastro, sua empresa poderá pagar os impostos devidos para poder funcionar regularmente sem causar prejuízos aos cofres públicos e também aos consumidores. Vale lembrar que é cobrado um valor anual para a manutenção do registro.

Inscrição estadual

A Inscrição Estadual serve para que o seu Estado saiba quantas e quais empresas existem em seu território, além de permitir que o negócio funcione de forma correta e recolha de forma adequada os seus impostos. Caso a empresa não seja registrada, poderá sofrer graves consequências, como multas ou até o seu fechamento.

            Inscrição Municipal

Empresas que atuam com prestação de serviços precisam fazer o registro na prefeitura do município onde o estabelecimento se encontra. O processo varia conforme as regras de cada município. Por isso, antes de qualquer coisa é necessário verificar como funciona na sua cidade.

            Alvará de funcionamento

Além da inscrição municipal, os estabelecimentos precisam de uma licença prévia do município para funcionar. Essa licença se trata do Alvará de funcionamento e localização. Ele deve ser solicitado na prefeitura e o processo para adquiri-lo vai depender da lei de cada cidade. Vale ressaltar que existe uma lei federal que dispensa 287 diferentes atividades econômicas, em regime de Microempreendedor Individual – MEI da exigência de alvará.

            Alvará do Corpo de Bombeiros

As edificações e áreas que correm risco de incêndios devem obter o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI), emitido pelo Corpo de Bombeiro Militar do estado. Todos os pontos comerciais de um município devem cumprir as regras relativas às normas de segurança do espaço.

            Alvará da vigilância sanitária

Se a sua empresa vai trabalhar com manuseio e armazenamento de alimentos, ela vai precisar de um Alvará da Vigilância Sanitária, na qual será cobrada uma taxa anual para funcionamento.

Licença ambiental

Além da indústria e dos fabricantes de cosméticos e de perfumaria, existem vários tipos de empresas que se enquadram nessa determinação. As regras são mais duras na fiscalização, dependendo do que a organização desenvolve no mercado, por exemplo: alimentos, produtos inflamáveis, entre outros.

Cadastro na Previdência Social

Após a emissão do alvará de funcionamento, a organização está apta para operar. Contudo, ainda é preciso regularizar algumas etapas para o seu funcionamento correto. A primeira é fazer o cadastro na Previdência, que independe da companhia ter funcionários ou não. Para contratar colaboradores, é necessário cumprir com as obrigações trabalhistas.

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