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As maiores dificuldades na gestão das clínicas médicas

Administrar uma clínica médica exige muita dedicação, capacidade de lidar com imprevistos, além de paciência e empatia para lidar com pessoas. Por isso, a Método Contabilidade preparou uma lista com as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores das clínicas de saúde, para tentar te ajudar a enfrentar situações semelhantes que possam surgir aí na sua empresa. Confira a lista a seguir:

            Tenha um bom controle financeiro

            A falta de controle das finanças é uma das principais causas de problemas para os gestores de clínicas de saúde, por isso, algumas dicas são fundamentais:

  • Controle fluxos de caixa – faça o registro de todas as receitas e despesas da sua clínica. Com essas informações em mãos, é possível analisar todos os pontos importantes de maneira detalhada, como também priorizar demandas e projetos dentro de sua clínica médica.
  • Tenha metas estabelecidas – crie uma meta para o setor financeiro da sua empresa e informe os colaboradores envolvidos em cada etapa, para que todos os setores estejam alinhados e trabalhem em busca deste objetivo.
  • Se qualifique e esteja sempre bem informado(a) – tenha em mente que nunca é tarde demais para aprender. Por isso, esteja sempre disposto a investir nos seus conhecimentos de gestão.

Tenha um atendimento de qualidade

Quando falamos de uma clínica médica, geralmente estamos falando de uma organização que irá receber pessoas com algum tipo de problema de saúde. Neste sentido, é fundamental ter empatia por essas pessoas e saber ouvir suas necessidades para atendê-las da melhor forma possível. Oferecer um atendimento humanizado é a forma mais indicada para cativar seus clientes e prestar um serviço de qualidade para eles. Neste sentido, a comunicação com o paciente precisa ser respeitosa e acolhedora, desde o primeiro momento na recepção. Lembre-se sempre que o paciente está no comando e uma experiência ruim o fará mudar de médico rapidamente.

Não ignore os meios digitais

Com apenas alguns cliques, qualquer pessoa consegue pesquisar uma clínica médica na internet, agendar uma consulta ou mesmo conferir o que estão falando sobre determinada empresa. Ignorar a força dos meios digitais e a importância dele para o sucesso da sua clínica é um erro que pode ser fatal.

Além de monitorar o que as pessoas estão comentando sobre sua empresa e seus concorrentes, as redes sociais e a internet como um todo pode ser um excelente meio para divulgar e promover sua empresa, mostrar para os clientes em potencial que sua empresa tem autoridade sobre os serviços que presta e, por isso, deve ser escolhida por eles. São diversas as formas de divulgação, seja por meio de perfis nas redes sociais e impulsionamento de conteúdo, seja por meio de anúncios nos sites de busca, como  Google, para posicionar melhor sua clínica nas buscas orgânicas feitas pelos clientes.

            Além do mais, o atendimento prévio feito junto aos clientes pelo site, aplicativo ou redes sociais, é uma forma de cativar este cliente desde um primeiro contato. Investir nos meios digitais é mais do que uma estratégia de marketing, é algo estratégico para o futuro da sua empresa.

Selecione bem seus colaboradores

Você pode ser um excelente profissional, atender as pessoas com carinho e se desdobrar para dar conta da gestão da sua clínica, contudo, uma experiência ruim com qualquer outro profissional da clínica poderá colocar tudo isso a perder. Por isso, a seleção dos profissionais que irão trabalhar na sua clínica é algo extremamente estratégico. Os trabalhadores precisam conhecer os valores e a missão da sua organização, precisam conhecer os objetivos organizacionais e se dedicarem na busca por essas metas.

Procure conversar bastante com os candidatos e fazer com que eles entendam, de verdade, o que é o negócio e quais são as atribuições que terão em seus possíveis futuros cargos. Além das informações óbvias do currículo, procure perceber se há uma sintonia entre vocês, visto que o entrosamento será fundamental para o sucesso. Aposte na diversidade, afinal, quando um cliente sente que aquele é um ambiente acolhedor e diverso, ele se sentirá muito mais acolhido.

Tenha um controle eficiente da agenda

É consenso entre os gestores que o controle da agenda é um dos principais desafios na condução de uma clínica médica. Neste sentido, é fundamental que você redobre a atenção sobre este processo e, de preferência, conte com um software que auxilie esse trabalho e mantenha informado todos os profissionais envolvidos.

A Método Contabilidade lembra que atrasos e falhas de horários estão entre os principais indicadores de insatisfação dos clientes de clínicas médicas. O excesso de marcações, por exemplo, atrasa todos os processos do consultório, colocando em risco a reputação e a qualidade do serviço. Muitos espaços vazios, por outro lado, podem fazer com que você não consiga os rendimentos necessários para arcar com todas as despesas e acabe com um belo prejuízo no final do mês.

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