Uma das áreas que mais cresce no Brasil é o setor gastronômico, e esse crescimento se deve a uma série de fatores, como a falta de tempo que leva as pessoas a optarem por comprar comida pronta ou mesmo se alimentarem fora de casa; a facilidade de pedir comida com a popularização dos aplicativos de entrega rápida; e até mesmo o desejo de parte da população de se alimentar em restaurantes e saborear uma comida diferenciada. Neste sentido, esse setor econômico tem despertado o interesse de quem sonha em empreender.
Contudo, a Método Contabilidade lembra que a área gastronômica precisa obedecer uma série de regramentos e obter alguns documentos específicos, para além das obrigações fiscais e gerenciais a que toda empresa está sujeita. Afinal, quem trabalha com alimentação, precisa garantir que o produto fornecido foi preparado num local adequado, com o cuidado redobrado na higiene e com normas que assegurem a qualidade do que é comercializado. Abaixo, você confere as principais obrigações de quem pretende abrir um restaurante:
Tenha uma boa assessoria contábil
Contar com um bom serviço de contabilidade é essencial para quem deseja atuar no ramo gastronômico, isso porque, nesta área, é fundamental que você esteja em dia com as suas obrigações fiscais, mas também com a validade dos seus alvarás de funcionamento. Se você possui um escritório de contabilidade de sua confiança, como a Método Contabilidade, estará tranquilo em relação à documentação e os tributos que precisa pagar, podendo focar sua atenção nas questões gerenciais que realmente merecem um cuidado maior dos empreendedores.
Alvará da Vigilância Sanitária
As empresas que trabalham no setor gastronômico/alimentício precisam passar por fiscalizações constantes da Vigilância Sanitária, que é o órgão que regula essas atividades e que verifica se a empresa está seguindo as normas sanitárias adequadas para assegurar a qualidade dos produtos que fornece. A liberação deste alvará ocorre após a fiscalização do órgão e o pagamento de uma taxa anual.
Tenha bons fornecedores
A qualidade dos pratos que o seu restaurante irá preparar está diretamente associada com a qualidade dos produtos que você terá à sua disposição. Por isso, é fundamental que você tenha bons fornecedores, que entreguem os alimentos frescos e no prazo determinado e que cobrem um preço justo. É sempre importante ressaltar que o preço e a qualidade dos pratos que seu restaurante irá fornecer vai determinar o perfil dos seus clientes, porém, um preço justo é crucial para a competitividade do seu restaurante.
Escolha bem os seus funcionários
Quem coordena um restaurante sabe que sem organização, a situação pode facilmente fugir do controle. Por isso, para que você não precise ficar gerindo o caos diariamente, é fundamental que escolha funcionários competentes, comprometidos com o resultado final da sua empresa e com a satisfação dos seus clientes. Além do mais, todas as áreas do restaurante precisam estar alinhadas e funcionar como uma sinfonia, desde os garçons, a equipe da limpeza, os caixas, os cozinheiros e demais postos de trabalho que seu restaurante terá.
Capriche no cardápio
Um bom restaurante se destaca, principalmente, pela qualidade e originalidade do cardápio. Você pode não ser uma referência internacional ou mesmo nacional, contudo,é sempre importante que tenha por objetivo ser o melhor da sua região. Busque pratos novos ou faça pratos tradicionais, mas com excelência no sabor e na aparência. lembre-se que antes de saborear, o cliente come com os olhos. Investir em cursos para os seus chefes de cozinha é uma excelente forma de qualificar a equipe de trabalho.
Tenha um bom controle do estoque
Num restaurante o controle do estoque é essencial para evitar desperdícios e prejuízos ao final de um dia de trabalho. Portanto, se você irá trabalhar no sistema de self service, é imprescindível que você entenda qual a sua demanda de alimentos para que não tenha muitas sobras de comida ao final do expediente. Contudo, se o seu restaurante vai funcionar no formato à la carte, você precisa ter em estoque todos os alimentos necessários para preparar os pratos que estão no cardápio. Por isso, como dissemos anteriormente, é fundamental ter bons fornecedores, que possam atender você em caso de emergência.
A localização é muito importante
Se o seu restaurante é mais popular, funcionando no regime self service, é indispensável que ele esteja numa região com grande fluxo de pessoas e que as pessoas possam ser impactadas por ações de marketing que lhes atraia até o estabelecimento. Entretanto, se o seu público será restrito a um perfil econômico mais elevado, as ações de marketing serão feitas de outra forma, com campanhas focadas neste público e em veículos que alcancem essas pessoas. Além do mais, seu restaurante deve estar em bairros mais nobres.
Invista no seu espaço
Ninguém gosta de chegar num restaurante e ver mesas sujas, desorganização, gritaria ou mesmo um local mal iluminado e sem ventilação. Por isso, investir no seu espaço é extremamente importante para cativar o seu cliente e para fazer com que ele se sinta acolhido, respeitado e perceba que a higiene é prioridade do seu estabelecimento. Luminárias, assentos confortáveis, um bom atendimento, equipe uniformizada, cardápio legível e música ambiente são algumas formas de agradar os clientes num restaurante.
Preocupe-se com a sua lucratividade
De nada adianta ter o melhor cardápio da cidade, os ingredientes mais caros e a equipe mais qualificada, se o seu retorno financeiro não cobre as suas despesas ou se o seu prato é tão caro que nenhum cliente tem coragem de pagar. Por isso, ter um bom controle das suas finanças é determinante para que o seu restaurante tenha um futuro sólido e para que as suas contas estejam em dia.