Telefone

(48) 3374-3144

Endereço

Av. Hilza Terezinha Pagani, 936 - Pagani, Palhoça - SC
Edifício Comercial Augusto Westphal - 2º Andar

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta-feira
8:30-12:00h /13:30-18:00h

CPF na Nota Fiscal: entenda se isso é bom ou ruim

Você certamente já foi confrontado(a) com a pergunta: CPF na Nota?

 

Pois é, cada vez mais empresas, sobretudo supermercados e varejistas, têm feito esta pergunta aos seus clientes na hora de passar no caixa. De modo geral, a inserção do CPF na Nota Fiscal representa uma tentativa de alguns Estados da Federação em combater a sonegação fiscal, ampliando a arrecadação e promovendo uma espécie de “educação tributária” junto à sua população. Mas, o que isso pode resultar em benefícios para você? É o que a Método Contabilidade te explica a seguir:

 

Arrecadando mais, consequentemente o Estado em que você mora pode investir mais em educação, saúde, saneamento, segurança entre outros serviços públicos à população. Além do mais, muitos Estados oferecem benefícios para os cidadãos que inserem seu CPF nas notas fiscais. Dentre os benefícios estão:

 

Descontos em estabelecimentos comerciais – Alguns estabelecimentos oferecem descontos muito atraentes para clientes que fornecem seu CPF para ser incluído na Nota Fiscal. Muitas empresas costumam atrelar a identificação a um cadastro em seu aplicativo. Neste caso, o consumidor deve estar ciente de que o cadastro consiste em fornecer outros dados pessoais e que muitas empresas não possuem sistemas seguros para tratar esses dados, podendo deixá-los vulneráveis em caso de ataque.

 

Sorteio de prêmios – Muitos Estados costumam fazer sorteios mensais e anuais de prêmios, para cidadãos que colocaram o CPF nas Notas Fiscais. Essa é uma forma de estimular a população a cobrar a Nota Fiscal e evitar a sonegação fiscal. Para o consumidor é uma chance de fazer a compra do mês e ainda ganhar uma TV, um microondas e até prêmios maiores em alguns casos.

 

Resgate em serviços – Outros Estados preferem criar programas cumulativos, onde a cada compra o consumidor acumula créditos e ao atingir determinados valores, pode trocar os pontos ou créditos por serviços, como recargas de celular ou mesmo reaver parte do valor.

 

Melhora do score de crédito – O Score de Crédito é uma metodologia adotada pelas instituições financeiras e outras empresas que mensuram o grau de risco ou confiança dos consumidores, em honrar com seus compromissos. Ao inserir o seu CPF na nota fiscal, você aumentará a quantidade de movimentação financeira em seu nome, e isso é muito bem visto pelo mercado de forma geral, sendo assim, pode contribuir para aumentar o seu score ao longo do tempo.

 

Doação – Alguns Estados também oferecem a oportunidade de doar o valor acumulado com as compras, para instituições como ONGs e entidades sociais. Desta forma você pode garantir que essas instituições possam continuar desenvolvendo seu trabalho social de forma mais atuante.

Dentre os estados que Estados que possuem programa de CPF na nota fiscal, estão:

 

Rio Grande do Sul;

São Paulo;

Maranhão;

Rio de Janeiro;

Alagoas;

Minas Gerais;

Bahia;

Pará;

Amazonas;

Ceará;

Sergipe;

Rio Grande do Norte;

Rondônia;

Paraná;

Distrito Federal.

 

A Método Contabilidade ressalta que a emissão da Nota Fiscal é uma obrigação das empresas, por isso, mesmo que o cliente não peça para inserir seu CPF na Nota Fiscal, é fundamental emitir este documento. Além do mais, sua empresa estará demonstrando que estão de acordo

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *