Toda empresa possui um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), um documento semelhante ao CPF que você possui, com dados gerenciados pela Receita Federal, e que possui informações de interesse das administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O CNPJ é uma obrigação para grandes companhias, mas também para pequenas empresas, microempresas, ONGs, entre outras instituições que carecem de regularizar sua atividade, emitir nota fiscal, contratar colaboradores, entre outros. Ao consultar o CNPJ de uma empresa, você pode identificar se ela possui algum tipo de pendência junto à Receita Federal, se está ativa e até mesmo se possui algum tipo de restrição.
Saber consultar a situação cadastral das empresas e instituições que você deseja fazer negócios ou se relacionar é fundamental, pois assim, você evita uma série de problemas decorrentes de fraudes e pendências tributárias e fiscais, como:
- conferir dados cadastrais atualizados;
- analisar existência de dívidas anteriores e score positivo;
- reduzir risco de fraudes e inadimplência;
- estabelecer acordos mais seguros, alinhados com o perfil do cliente ou do fornecedor;
- evitar negativações para a sua empresa.
Você pode fazer a consulta do CNPJ de forma gratuita, rápida e segura através do site da Receita Federal. Por isso, a Método Contabilidade vai te ensinar o passo-a-passo para fazer esta consulta e evitar este tipo de situação.
Passo 1 – Acesse o site da Receita Federal (https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp)
Passo 2 – No campo “CNPJ”, digite o número de CNPJ da empresa, clique na caixinha de “não sou um robô” e depois clique em “Consultar”.
Passo 3 – O Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral irá aparecer na tela e você pode imprimir o documento clicando em “Imprimir”. Neste documento constam informações como:
- Situação Cadastral;
- Nome Empresarial;
- Data de abertura de Empresa;
- Nome Fantasia;
- Código e Descrição da Atividade Econômica Principal;
- Código e descrição de todas as atividades econômicas secundárias;
- Porte da empresa;
- Código e descrição da natureza jurídica;
- Endereço;
- Informações de contato.
É importante ressaltar que não é possível consultar o CNPJ apenas com o nome da empresa ou CPF do seu proprietário ou seus sócios. Entretanto, é possível conseguir pela internet sites que apresentam o CNPJ através da razão social da empresa ou mesmo através portal Redesim, do Governo Federal, que permite pesquisar pessoas jurídicas pelo nome empresarial. Neste caso, é preciso preencher um cadastro no site.
Caso você tenha algum tipo de dificuldade, entre em contato com a Método Contabilidade e confira como nossos serviços contábeis podem ajudar sua empresa a evitar fraudes e manter-se na legalidade. Nossa equipe especializada também pode ajudar você com todas as dúvidas a respeito da abertura e encerramento de CNPJ.