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Quero abrir uma empresa, por onde devo começar?

Se você sonha em ser dono (a) do próprio negócio, mas não sabe por onde começar a organizar este sonho, continue a ler este artigo, pois a Método Contabilidade preparou uma série de dicas que podem te ajudar a organizar este passo inicial. Em tempos de desemprego em alta, é muito importante que você saiba o que precisa fazer para abrir a sua própria empresa e, quem sabe, obter o sucesso profissional que tanto deseja. Confira abaixo algumas dicas importantes para se organizar e dar esse passo tão importante na sua vida:

 

1 – Contrate um(a) contador(a) ou escritório de contabilidade de confiança – A abertura de uma empresa muitas vezes exige uma série de burocracias que o cidadão comum nem sempre está habituado a resolver. Por isso, caso você encontre dificuldades para realizar este procedimento, o mais indicado é que você contrate um escritório de contabilidade para agilizar as questões burocráticas e auxiliar você na criação da sua empresa.

 

2 – Pesquise o mercado que deseja entrar. Antes de abrir uma empresa, é fundamental entender se ela terá viabilidade econômica, ou seja, se tem mercado para o produto ou serviço que você deseja oferecer. Neste sentido é muito importante construir um plano de negócios que lhe permita ter uma visão ampla da empresa que deseja abrir e do mercado em que irá ingressar.

 

3 – Defina o tipo societário da empresa que você vai abrir – antes de abrir o seu negócio, é preciso saber como essa empresa será estruturada, como ela será representada juridicamente, qual seu porte e em que regime tributário ela irá se enquadrar. Você será o único dono ou ela será uma sociedade? Os sócios, são os responsáveis pelo financiamento de suas atividades iniciais, até que o negócio seja autossuficiente economicamente. Serão eles também, os responsáveis legais por empréstimos e financiamentos constituídos pela empresa.

 

4 – Defina o porte que sua empresa terá – A partir da formalização, sua empresa passa a arrecadar tributos e emitir nota fiscal, por isso, antes de abri-la, é importante saber qual regime tributário ela terá. Os três principais enquadramentos são: MEI (Microempreendedor Individual); ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte).

 

5 – Reúna os documentos necessários para abrir a sua empresa – Para abrir uma empresa, você precisará reunir uma série de documentos, sendo eles:

 

  • Cópia autenticada do RG;
  • Cópia simples do CPF;
  • Certidão de casamento (se for casado);
  • Carteira do órgão regulamentador (como OAB, CRA, CREA, CORE, entre outros);
  • Cópia simples do comprovante de endereço residencial;
  • Última declaração do IR (Imposto de Renda).
  • Cópia simples do comprovante de endereço comercial onde será a sede da empresa (se for diferente do endereço residencial);
  • Cópia do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou de outro documento que conste a Inscrição Imobiliária, ou Indicação Fiscal do imóvel que irá abrigar o estabelecimento;
  • Atividades da empresa;
  • Nome fantasia da empresa.

 

6 – Providencie os registros da sua empresa – Depois de reunir os documentos necessários, você deverá realizar os registros da sua empresa nos órgãos competentes:

 

  • Contrato Social: Esse documento é como uma espécie de certidão de nascimento da empresa. Nele, deve constar não só os dados dos sócios do negócio, como RG, CPF, IR, entre outros que já foram mencionados no início do texto na lista de documentação para abrir empresa, mas também deve constar o ramo de atuação e o capital inicial da empresa, a responsabilidade de cada sócio, etc.

 

  • Alvará de localização e funcionamento: O principal documento obtido no município é o alvará de funcionamento, ele é a autorização final que lhe permite abrir as portas do seu negócio. Para o obter, você precisa comprovar na prefeitura da sua cidade que reúne todas as condições exigidas por lei para exercer a atividade de sua empresa. Essas condições podem variar de acordo com o município, estado e ramo de atividade.

 

  • Inscrição estadual: A maioria dos estados possui um convênio com a Receita Federal que lhe possibilita obter a inscrição estadual pela internet junto com o seu CNPJ, por meio de um cadastro único. Em alguns casos, a inscrição estadual deve ser obtida antes do alvará de funcionamento. Essa inscrição é obrigatória para empresas que prestam serviços de comunicação e energia, além das empresas dos setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual. É a partir dela que você recebe a sua inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

 

  • Registro na Junta Comercial: Enquanto o Contrato Social é a certidão de nascimento da empresa, o registro na Junta Comercial será a certidão de nascimento do CNPJ por isso, é o que fará com que o seu negócio comece a existir oficialmente e possa operar legalmente. É aqui onde você poderá fazer o pedido do CNPJ e receberá o NIRE (Número de Identificação do Registro da Empresa), que deve ser uma etiqueta ou carimbo.

 

  • CNPJ: Com o carimbo ou etiqueta do NIRE, é possível finalmente adquirir o CNPJ. Essa parte do processo deve ser feito pela internet, acessando o site da Receita Federal e verificando quais outros tipos de documentos serão necessários enviar. O envio dessa documentação é feito por Correios ou indo pessoalmente até a unidade da Receita Federal mais próxima a você.

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