Telefone

(48) 3374-3144

Endereço

Av. Hilza Terezinha Pagani, 936 - Pagani, Palhoça - SC
Edifício Comercial Augusto Westphal - 2º Andar

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta-feira
8:30-12:00h /13:30-18:00h

Empreendedorismo feminino: desafios e oportunidades

Já falamos aqui no Blog da Método Contabilidade sobre as dificuldades que muitas mulheres encontram para empreender, na sociedade machista e patriarcal em que vivemos. Entretanto, cada vez mais e mais mulheres estão percebendo a necessidade de superar essas barreiras para realizar o seu sonho profissional. Recebendo em média 23,7% a menos do que os homens para desempenhar as mesmas funções na iniciativa privada, as brasileiras estão encontrando no empreendedorismo, uma forma de valorizar o seu trabalho e conquistar a tão sonhada independência financeira.

 

Para entender melhor quais são os desafios e as oportunidades que as empreendedoras encontrarão pela frente, a Método Contabilidade preparou duas listas que expõem essas duas variáveis. Começaremos pelas dificuldades, confira:

 

Desafios da mulher empreendedora

 

  • Falta de capital inicial – Por receberem menos do que os homens; por geralmente aplicar seus recursos na manutenção da casa e despesas com a família; por trabalharem como donas de casa, sem remuneração; ou mesmo por virem de uma condição de desemprego, uma das maiores dificuldades enfrentadas pela mulheres que decidem empreender é justamente a falta de capital para iniciar os seus negócios. Independente de atuarem com serviços ou venda de produtos, ter acesso a recursos financeiros sempre facilita o início da empresa, justamente porque é nesta fase em que a mulher precisa de algum capital para divulgar o seu negócio.

 

  • Dupla jornada – A dupla jornada é um dos maiores problemas enfrentados pelas mulheres, afinal, na sociedade brasileira, sempre foi atribuída às mulheres a tarefa de cuidar dos afazeres domésticos e do cuidado com crianças e idosos. Enquanto que os homens podem se dedicar exclusivamente ao negócio, as mulheres precisam, de forma absolutamente injusta, se desdobrar entre a vida profissional e a vida pessoal. Essa é uma realidade que precisa mudar urgentemente no nosso país, afinal, o cuidado com a casa, com a alimentação e com os familiares precisam ser divididos, pois são funções inerentes à vida de qualquer indivíduo e não uma exclusividade feminina.

 

  • Machismo e misoginia – Por mais que os pontos anteriores estejam atrelados ao machismo e à misoginia, as mulheres muitas vezes são confrontadas com demonstrações evidentes de machismo e misoginia. Clientes que preferem comprar de homens do que de mulheres em algumas áreas; assédio por parte de clientes e fornecedores (vale lembrar que todo crime deve ser denunciado aos órgãos competentes); o descrédito, a desconfiança ou silenciamento da voz feminina em algumas negociações; e até mesmo, infelizmente, o risco do abuso sexual a que todas as mulheres estão expostas no Brasil.

 

  • Voz de comando – Infelizmente, as mulheres sempre foram ensinadas a obedecer, a seguir regras que geralmente lhes foram impostas por figuras masculinas (o pai, o marido, o líder religioso…). Contudo, em algumas áreas, o mercado costuma ser muito voraz e a prática de uma voz de autoridade é algo que muitas mulheres precisam desenvolver. Seja numa negociação comercial ou para lidar com a força de trabalho, as mulheres precisam fazer valer sua opinião e conquistar o respeito e admiração para se tornarem grandes líderes.

 

Oportunidades para a mulher empreendedora

 

  • Visão feminina e estratégica – As mulheres possuem vivências e experiências diferentes dos homens e essa característica lhes confere uma vantagem importante no mundo dos negócios. Prova disso, é que cada vez mais mulheres estão em postos de comando nas grandes corporações. Além de serem mais empáticas, as mulheres possuem uma sensibilidade mais aguçada, que lhes permite entender melhor o comportamento do consumidor. Com essa leitura do mercado, elas conseguem traçar estratégias mais efetivas para solucionar problemas do cotidiano.

 

  • Concentração e capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo – As mulheres também se destacam quando o assunto é se dividir em diferentes tarefas e quem empreende sabe que no começo do negócio essa capacidade é altamente exigida. Com maior poder de concentração, as mulheres também conseguem identificar problemas logo no início, evitando que eles se transformem em grandes dores de cabeça no futuro.

 

  • Conhecimento do mercado – Enquanto que os homens recentemente começaram a consumir alguns tipos de produto, as mulheres geralmente são mais atentas ao preço, qualidade e comportamento dos clientes. Esse conhecimento do mercado faz com que eles sejam excelentes vendedoras e consigam ter uma visão ampla de seus concorrentes e dos diferenciais dos produtos/serviços que negociam. Utilize isso ao seu favor para fazer sua empresa se destacar e buscar inovações.

 

  • Habilidade para produzir – Quantas pessoas você conhece que fazem artesanato? E quantas dessas pessoas são mulheres? A maioria, não é mesmo? Pois é, essa constatação nos mostra que o artesanato tem sido uma excelente porta de entrada para mulheres que desejam empreender, isso porque, sua paciência e atenção são algumas das principais habilidades necessárias em quem faz artesanato. Com o tempo, muitas mulheres passam a contratar mão de obra para produzir suas peças e começam a atuar com maior foco na gestão da empresa. A atenção e a paciência são determinantes em qualquer atividade, por isso, use-as para se destacar.

 

  • Qualificação profissional – De acordo com o IBGE, há uma tendência geral de aumento da escolaridade das mulheres em relação aos homens, sendo que as mulheres atingem em média um nível de instrução superior ao dos homens. Enquanto que entre os homens com 25 anos ou mais de idade, 15,1% têm ensino superior completo. Entre as mulheres com 25 anos ou mais de idade no país, 19,4% completaram o ensino superior. O conhecimento técnico delas é um dos principais fatores para a geração de oportunidades no mercado.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *