Geralmente, a conquista de um novo cliente é o resultado de uma série de ações adotadas pela empresa. E o marketing tem muito a nos ensinar sobre isso.
Antes de traçar as estratégias de marketing para a sua empresa, você precisa entender que, por mais que acredite no potencial do seu negócio, é fundamental que você reflita sobre o tipo de diferencial que o seu produto ou serviço está oferecendo aos consumidores. Tentar pensar como o cliente, é a melhor forma de entender se o seu produto é ou não atrativo para as pessoas.
A Método Contabilidade relembra algumas atitudes que podem ser determinantes no processo de decisão de compra dos seus clientes em potencial:
- Mantenha a qualidade em seus produtos ou serviços. Fidelizando os clientes atuais, muitos deles podem se tornar promotores da sua marca;
- Tenha preços competitivos;
- Faça pesquisas de mercado e conheça muito bem seus concorrentes;
- Cuide da estética da sua empresa, desde a postura dos colaboradores, como também da iluminação, acessibilidade e aparência do seu estabelecimento;
- Promova ou apoie ações sociais ou ambientais. A responsabilidade socioambiental é um grande diferencial atualmente. Muitas pessoas preferem consumir de marcas comprometidas com a sociedade e o mundo em que vivemos;
- Esteja no mundo digital. Sua empresa precisa estar onde seus clientes estão. Páginas ou canais nas redes sociais, site, aplicativos, enfim, esteja no máximo de canais possíveis, desde que possa mantê-los atualizados;
- Anuncie sua marca em veículos de comunicação. Sabe a máxima que diz “quem não aparece não é lembrado”? Pois bem, ela é real e a divulgação de sua marca e produtos/serviços pode ampliar o seu alcance e atrair novos clientes;
- Preze pela qualidade do seu atendimento. Muita gente prefere pagar mais caro num local, simplesmente por ter um atendimento diferenciado;
- Tenha postura ética, com seus clientes, seus concorrentes, seus fornecedores e colaboradores. A ética se propaga pelo exemplo. A sociedade só muda, quando cada um de nós fizer sua parte.
- Conheça as necessidades do seu cliente. O segredo é entender para atender.
Estas são apenas algumas dicas que podem fazer a diferença no seu negócio. A Método Contabilidade entende que a conquista de um novo cliente é parte de um processo que envolve inúmeros fatores e abrange todas as áreas da organização. Se você trabalha com seriedade, comprometimento, em busca da excelência e da competitividade, você vai se destacar e consequentemente atrair novos consumidores.
Se mesmo assim os resultados não estiverem aparecendo, reavalie o seu modelo de negócio, a localização do seu ponto comercial, seu preço, atendimento, a qualidade dos produtos ou serviços que está oferecendo, enfim, tente pensar como consumidor e procure a orientação de um especialista.
A Método Contabilidade lembra que empreender não é uma tarefa fácil. O empreendedorismo é um caminho por vezes repleto de desafios, mas que se percorrido com sabedoria e estratégias assertivas, poderá trazer uma enorme realização pessoal.