Imagine que você está fazendo os cálculos dos custos da sua empresa, para definir os preços dos produtos ou serviços que irá oferecer, porém, como usava a sua conta particular para receber os rendimentos da empresa, se depara com uma enorme dificuldade: separar o que eram gastos particulares seus e o que eram da empresa. Pois é, situações assim parecem bem problemáticas, não é mesmo? Por isso, a Método Contabilidade recomenda que, ao abrir a sua empresa, você também abra uma conta específica para receber os rendimentos dela.
A conta empresarial para o CNPJ da sua empresa, além de permitir a separação entre as finanças pessoais e as da organização, também pode oferecer alguns benefícios, como taxas e juros menores junto às instituições financeiras; possibilidades de financiamento para reformas e/ou compra de equipamentos; acesso à serviços especializados das instituições financeiras; além de um controle muito melhor das finanças. Além do mais, na hora declarar o imposto de renda, você e sua empresa poderão fazer o preenchimento dos dados de forma muito mais fácil e com menos riscos de erros que podem resultar na temida “malha fina”.
Outro importante benefício de ter contas separadas para você e sua empresa é que, com a conta empresarial, sua empresa terá informações muito mais precisas sobre o que registrou de lucro e o que teve de custos. Desta forma, poderá desenvolver um planejamento financeiro muito mais otimizado e próximo da realidade da empresa. É importante ressaltar que, apesar de não haver nenhuma lei que obrigue a separação de contas, muitos fracassos empresariais ocorrem por falta de informações sobre a situação financeira da empresa, ou mesmo porque o empreendedor retirou mais recursos do que a empresa era capaz de suportar.
Na conta empresarial deve constar apenas os gastos com impostos e despesas da sua empresa. No caso das microempresas, em geral os dados apresentados são:
- Entrada de dinheiro por meio de pagamentos dos clientes
- Saída para pagamento dos impostos do Simples Nacional (DAS)
- INSS, para quem faz a retirada de pró-labore
- Despesas com a contabilidade
- Tarifas bancárias
- Retirada para o sócio (seja por distribuição de lucros ou pró-labore)
- É claro que podem existir movimentações extras como: Plano de Saúde Empresarial, um eventual aluguel, conta de telefone, entre outros.
A Método Contabilidade recomenda que você mantenha essas contas organizadas porque ao final do mês, precisará repassar esses dados para o seu contador para que ele possa fechar a sua contabilidade. Caso você tenha dificuldade com a contabilidade da sua empresa.