Todos nós sabemos que fazer a gestão de uma empresa não é uma tarefa simples, afinal, além das inúmeras situações internas que podem comprometer o negócio, há também fatores externos que incidem diretamente sobre a forma como a organização vai se comportar. Neste cenário tão grande de incertezas, informação é crucial para reduzir os riscos durante as tomadas de decisão. E por informação, entende-se: dados corretos sobre a empresa; informações sobre o mercado de atuação e sobre os concorrentes; informações atualizadas sobre a economia; e, principalmente, formação profissional para na área em que se pretende atuar.
Você pode nos questionar dizendo: “ah, mas tem muito empresário que mal concluiu o ensino médio e hoje comanda verdadeiros impérios empresariais”. É verdade, existem sim pessoas que nascem com esse talento para os negócios, entretanto, não podemos fazer da exceção a norma. Muitos desses empresários sem formação superior possivelmente teriam conquistado seus objetivos de forma ainda mais rápida, ou mesmo teriam errado menos, se tivessem se dedicado à formação na área em que atuam. Por isso, investir em informação é também uma forma de investir na sua empresa.
A seguir, a Método Contabilidade preparou uma lista com as principais dificuldades enfrentadas na gestão das empresas. Confira se algumas delas é compatível com as dificuldades que você enfrenta ou já enfrentou:
Pouca capacitação do empreendedor
Conforme citamos anteriormente, a pouca capacitação dos empreendedores é uma das principais dificuldades enfrentadas por quem quer abrir e gerir o seu próprio negócio. O conhecimento específico é fundamental não apenas para você conhecer os produtos e/ou serviços que está negociando, mas também para que entenda o cenário em que está inserido e saiba como agir diante das adversidades e desafios que surgem ao longo do caminho.
Alguns conhecimentos podem ser terceirizados, como questões trabalhistas e fiscais, que podem ser feitas por um escritório de contabilidade, entretanto, você precisa conhecer como ninguém o seu mercado de atuação.
Desconhecimento dos clientes
Como você quer vender algo, se não conhece as necessidades de quem vai comprar? Por isso, conhecer o perfil dos seus clientes é algo estratégico para a sua empresa, seja para oferecer produtos e serviços atrativos ou mesmo para desenvolver as suas campanhas de marketing.
Qual a classe social do seu cliente? Ele compra pela internet? Seu cliente é homem ou mulher? Ele gosta de ser tratado com formalidade? Existe um período do ano em que seu cliente compra mais o produto ou serviço que você oferece? Qual a faixa etária do seu público-alvo? Qual o nível educacional dele? Enfim, todas estas perguntas são determinantes para que você conheça melhor seus clientes e possa oferecer produtos que atendam às necessidades deles.
Negociação com fornecedores
Pois é, um negócio quando começa geralmente tem pouco capital de giro e um número baixo de vendas, por isso mesmo a reposição do estoque acaba sendo menor do que os seus concorrentes. Frente a este cenário fica muito difícil para as empresas negociarem um bom preço junto aos fornecedores, o que pode encarecer os produtos, reduzir as vendas e este ciclo acaba por ameaçar a sobrevivência das empresas.
Tenha sempre uma estratégia definida para seguir com seus fornecedores, combinando prazos e preços dos produtos. A realização de pesquisas de preço também é muito importante para encontrar parceiros que não te deixem na mão. O ideal é encontrar mais de uma opção.
Falta de planejamento
Uma das principais causas de fracasso nos negócios é a falta de planejamento. Um bom planejamento estratégico vai indicar as ações a serem adotadas em diferentes cenários, sejam positivos ou negativos. Com essas ações pré-definidas, os gestores tendem a adotar decisões mais assertivas na condução dos negócios. Por isso, quanto mais detalhado e abrangente for o seu planejamento estratégico, maior será o controle sobre a empresa e maiores serão as chances de reação diante das dificuldades. Vale lembrar que, quando não existe um direcionamento é praticamente impossível estabelecer metas e manter o negócio no caminho desejado.
Gestão financeira
A maioria dos empreendedores não conta com conhecimentos profundos na área financeira o que pode trazer inúmeros complicadores para a gestão. Um dos erros mais comuns é o de não separar as contas bancárias, mantendo todas as despesas e receitas da empresa atreladas à conta pessoal do gestor. Dessa forma, fica praticamente impossível manter um controle dos gastos e saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízos. Além do mais, nestes casos, toda a receita da empresa acaba sendo utilizada para os gastos pessoais do empreendedor, o que fragiliza as finanças da empresa e impede que investimentos possam ser feitos no seu crescimento.