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Qual a importância de ter um sócio na empresa?

Ser dono(a) do próprio negócio é o sonho de muita gente, não é mesmo? Por isso, a abertura de uma empresa requer muito mais do que dinheiro, mas também o seu tempo e a sua dedicação para fazer com que ela se consolide no mercado. Neste sentido, contar com a ajuda de um(a) sócio(a) pode ser uma excelente forma de dividir as tarefas, os custos e dobrar os esforços no sentido de fazer a empresa crescer.

            Na hora de escolher um(a) sócio(a) para a sua empresa, lembre-se que esta pessoa precisa ter objetivos parecidos com os seus, além de ter muita confiança no seu trabalho e na sua índole. Não é difícil encontrar sociedades desfeitas pela incompatibilidade entre os sócios, por isso, quanto maior for a afinidade entre os envolvidos, menores serão os riscos de fracasso dessa empreitada. A Método Contabilidade pondera que ter um(a) sócio(a) tem seus prós e contras. Abaixo você confere alguns pontos para que possa tomar esta decisão ciente das possibilidades:

            Por que ter um(a) sócio(a)?

  • Divisão de tarefas: poder contar com um(a) sócio(a) para dividir tarefas e assim poder focar nas potencialidades de cada um(a) pode ser determinante para o sucesso da empresa. Uma empresa exige muito trabalho e o acúmulo de trabalho costuma ser um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores. Dividindo as funções, um dos sócios pode ficar responsável pela área administrativa, enquanto outro pode focar nas vendas, por exemplo.
  • Injeção de recursos: começar uma empresa exige alguns investimentos. Neste sentido, caso você não tenha o valor necessário para iniciar o negócio, os recursos de um(a) sócio(a) são muito bem-vindos. Seja para montar a estrutura necessária, para comprar os insumos, pagar a documentação ou mesmo para o fluxo de caixa, contar com recursos financeiros no momento inicial da empresa é extremamente importante.
  • Conhecimento específico: se você possui formação numa determinada área, mas tem dificuldades com outras que sejam essenciais para os negócios, a parceria com um(a) sócio(a) pode trazer este conhecimento que você não domina.
  • Abrangência no mercado: com um(a) ou mais sócio(a), sua empresa pode se posicionar em diferentes cidades, dobrando a quantidade de clientes atendidos. Dessa forma, seu negócio já começa com uma potência muito maior.
  • Apoio constante: a parceria de um(a) sócio(a) pode representar um apoio não apenas motivacional, mas também de fazer o negócio andar quando houver algum tipo de problema com você, afinal, se você trabalha sozinho(a) e fica doente, sua empresa infelizmente terá de suspender as atividades até conseguir retornar ao trabalho. Com a ajuda de um(a) sócio(a), sua empresa pode continuar operando mesmo na ausência forçada de um(a) deles(as).

            Por que não ter um(a) sócio(a)?

  • Morosidade nas decisões: quando você tem um(a) sócio(a), as decisões costumam ser tomadas de forma conjunta e no caso de conflitos de posições, ações estratégicas podem ficar emperradas por conta desse impasse.
  • Incompatibilidade de objetivos: conforme citamos anteriormente, neste artigo, a escolha de um(a) sócio(a) deve ser feita com base em muita afinidade entre ambos(as), afinal, se os(as) sócios(as) não remarem na mesma direção, o negócio pode enfrentar grandes problemas, sobretudo se os objetivos financeiros não forem respeitados.
  • Risco de conflitos: a administração de uma empresa costuma ser uma tarefa bastante estressante, sobretudo se ela não possui um planejamento estratégico bem elaborado. Neste sentido, é comum que conflitos e discussões ocorram entre os(as) sócios(as). Por isso, é fundamental que ambos(as) tenham paciência e saibam ouvir e ajudar.
  • Divisão de recursos: Quando um negócio está dando certo, é muito comum que todos(as) os(as) sócios(as) estejam satisfeitos com os resultados econômicos da empresa. Contudo, na fase inicial do negócio a distribuição de receita costuma ser baixa ou até mesmo inexistente quando a empresa demora a conquistar seu espaço no mercado.
  • Falta de maturidade: uma sociedade exige muito diálogo e, sobretudo, que todos(as) os(as) envolvidos(as) saibam ouvir críticas. É comum que cobranças possam desencadear desentendimentos entre os(as) sócios(as), por isso, a maturidade é muito importante para que a empresa possa ser administrada com tranquilidade e transparência.

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