Promover a empresa/serviços, estar em sintonia com o código de ética, garantir um atendimento responsável e construir um bom relacionamento com os funcionários e clientes. Estes são alguns dos maiores desafios para quem empreende na área da saúde e que precisam ser alvo de estratégias bem definidas para neutralizar as ameaças existentes. Para ajudar você a entender melhor estes desafios, a Método Contabilidade detalha cada um deles a seguir.
O desemprego no Brasil tem registrado novos recordes e em abril de 2021 alcançou a triste marca de 14,8 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE. Entre as categorias profissionais, somente o número de trabalhadores por conta própria cresceu em 3 meses (2,3% ou mais 537 mil pessoas), totalizando 24 milhões. Neste sentido, torna-se evidente que muitas pessoas têm buscado no empreendedorismo uma alternativa para mudar de vida ou voltar ao mercado de trabalho.
A área da saúde foi uma das que se destacaram nos últimos anos com um crescimento na oferta de serviços. Parte desse crescimento ocorre, sobretudo, pelo maior acesso e popularização dos cursos relacionados à área e consequentemente mais profissionais no mercado. Contudo, empreender na área da saúde exige uma atenção maior, sobre as seguintes áreas:
Responsabilidade Técnica
A Anvisa é considerada por especialistas uma das principais agências reguladoras do mundo e no Brasil é a responsável por regular a área da saúde. Neste sentido, os empreendedores devem estar atentos às principais normas e leis que vigoram sobre a área da saúde, bem como, ficar atentos às novas normas, regulamentações e recomendações emitidas pela Anvisa com o intuito de aprimorar o serviço prestado.
Caso você não tenha tempo para se dedicar a esta atualização que é fundamental para o bom andamento da gestão da sua empresa, uma dica é contratar um responsável técnico. O Responsável Técnico é um profissional que possui um vasto conhecimento na área, mas também de gestão, o que é um grande diferencial para as organizações. Por isso, caso esta seja a sua escolha, não deixe de alinhar muito bem o trabalho com ele e de aprender com essa parceria.
Outra dica importante para a responsabilidade técnica é a padronização de processos, que compõem os sistemas de gestão da qualidade. Essa padronização tem como objetivo permitir que a empresa ofereça de maneira sistemática produtos e/ou serviços com características constantes, ou seja, com o mesmo padrão de qualidade, forma de atendimento, prazo e custo aos clientes. Esse alinhamento permite que sua empresa se destaque no mercado, caso mantenha um elevado nível de satisfação de seus clientes e colaboradores.
Código de Ética
Toda pessoa tem direitos fundamentais assegurados seja pela Constituição brasileira, seja pela própria Declaração Universal dos Direitos Humanos. Além do mais, toda atividade empresarial deve estar em sintonia com a legislação vigente no Brasil e, por conta disso, seguir práticas que efetivamente sejam corretas e em sintonia com essas leis. Neste sentido, criar um código de ética para a sua empresa e seguir os códigos de ética já estipulados pelos conselhos da categoria são cruciais para quem deseja empreender na saúde.
Os códigos de ética ajudam a manter a empresa dentro da legalidade, mantendo sua gestão alinhada aos direitos humanos e em sintonia com o respeito à dignidade da pessoa humana. Afinal, nunca é demais lembrar que quando uma pessoa procura um serviço de saúde, ela geralmente está enfrentando uma situação delicada e até mesmo fragilizada. Por isso,é fundamental que seja acolhida, respeitada e tratada com dignidade em todos os níveis do tratamento, independente das causas de sua enfermidade.
Marketing
A divulgação de sua empresa é um dos pilares fundamentais para o seu sucesso. A famosa frase “quem não é visto não é lembrado” faz todo o sentido quando tratamos de um negócio, por isso, não deixe o seu marketing em segundo plano. Seja na divulgação externa, para a prospecção de clientes, ou no marketing interno, junto à força de trabalho e também na estética da empresa, o marketing é estratégico para construir a imagem que sua empresa terá junto às pessoas.
Muitos profissionais da área da saúde também não dominam as estratégias de marketing, por isso, neste caso, a contratação de uma agência ou profissional especializado nesta área também pode ser um grande diferencial à gestão da sua empresa. Ter um plano de marketing, com estratégias bem definidas, pode ajudar sua empresa a se destacar no mercado, atrair novos clientes e desenvolver uma boa cultura organizacional.
Mas, lembre-se que o Conselho Federal de Medicina tem seu próprio Manual de Publicidade Médica, que é baseado em seu Código de Ética e precisa ser respeitado sob pena, inclusive, se ter o registro médico cancelado. Consulte sempre seu conselho da categoria para saber se ele também possui um manual de publicidade.
Lidando com Pessoas
Por fim, lidar com pessoas é definitivamente um dos maiores desafios de quem empreende na área da saúde, afinal, o que parece bom para você nem sempre é para o outro. Como dissemos anteriormente, geralmente as pessoas que procuram serviços de saúde estão com alguma enfermidade, por isso, devem ser atendidas com respeito e acolhimento. Procure criar meios de ouvir a opinião de seus clientes, seja por meios eletrônicos ou presenciais. A opinião de seus clientes é sempre importante para que você possa melhorar continuamente seu atendimento.
Outro ponto importante a ser considerado diz respeito ao tratamento da gestão com a força de trabalho. Não esqueça que as pessoas são humanas, que possuem problemas e que também devem ser tratadas com respeito e consideração. Construa uma boa relação com seus funcionários, com base na confiança e no respeito à legislação trabalhista ou aos contratos firmados com esses profissionais.