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Entenda o que fazer para contratar o primeiro funcionário

Sua empresa começou a crescer, mas você já não está conseguindo conciliar as questões burocráticas do negócio, com a produção e o atendimento aos clientes? Isso pode ser um sinal de que chegou a hora de contratar o(a) primeiro(a) funcionário(a). Entretanto, muita gente ainda tem dúvidas de como realizar este processo tão importante no processo de crescimento da organização. Por isso, se essa é a sua situação, continue a ler este artigo, pois a Método Contabilidade vai te dar algumas dicas para não errar nesse processo.

 

Em primeiro lugar, é preciso entender se de fato você precisa dessa contratação, ou se uma maior organização e otimização do seu tempo podem resolver o seu problema. Fazer a gestão do tempo pode ajudar você a ter mais tempo livre para se dedicar a questões mais importantes da sua empresa. Caso sua empresa esteja com uma demanda crescente de clientes e seu produto ou serviço já tenha a valorização que você considera satisfatória, então, possivelmente chegou a hora de contratar.

 

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) podem contratar apenas um(a) funcionário(a), podendo ou não ser de sua família desde que não seja seu cônjuge de acordo com os termos do §2° do art. 8° da Instrução Normativa INSS/PRES n ° 77/2015 INSS. Em caso de afastamento do(a) funcionário(a) contemplado nos benefícios previdenciários, um(a) novo(a) pode ser contratado por um tempo determinado. Confira a seguir um passo-a-passo sobre como fazer a sua primeira contratação:

 

1 – Planeje a sua primeira contratação: É muito importante que você compreenda qual área da sua empresa está mais “descoberta”, ou seja, aquela em que a mão de obra mais está fazendo falta. Também é importante que você entenda como está o seu caixa e qual o valor que você pode investir na contratação. Esteja atento(a) para os valores necessários para a contratação, pois, além do salário, há uma série de tributos e direitos que precisam estar dentro desse cálculo, como o Vale Transporte, o Vale Alimentação, o pagamento do INSS e FGTS, entre outros. Por isso, o planejamento é tão importante, pois o valor investido na contratação é muito significativo e pode comprometer a liquidez do seu negócio.

 

2 – Procure a ajuda de um escritório de contabilidade: A contratação de um funcionário exige um certo tempo desprendido para organizar a papelada necessária, o registro do trabalhador, bem como a contabilidade necessária para que ele receba todos os seus direitos e para que a empresa permaneça dentro da legalidade. Neste sentido, se a falta de tempo já é um problema que motivou a contratação, a parceria de um escritório de contabilidade pode ajudar e muito o(a) empreendedor(a). Com o auxílio de uma contabilidade, você será orientado(a) a como proceder no processo de contratação, solicitando os documentos necessários ao profissional e repassando-os á contabilidade para que faça os registros necessários.

 

Aqui, na Método Contabilidade, temos profissionais especializadas nos processos de recursos humanos. Caso você queira fazer a sua contratação, entre em contato com a Método Contabilidade no telefone (48) 3374-3144. Em nosso site, você também encontra a relação completa de documentos necessários para a admissão, são eles:

 

  • Carteira de Trabalho (cópia frente e verso / com número do PIS)
  • 1 foto 3×4
  • Cópia do Comprovante de residência (água, luz, telefone)
  • Cópia do CPF e Identidade
  • Cópia Título Eleitor
  • Cópia Dispensa Militar (masculino)
  • Exame Admissional (Obrigatório) – complementares
  • Cópia Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão de Curso
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos dependentes ou até 21 anos.
  • Cópia da Certidão de Casamento

 

3 – Feita a contratação, é hora de cumprir com as obrigações trabalhistas: O processo de contratação não termina com a assinatura do contrato de trabalho. Sua empresa precisa garantir que o(a) profissional tenha os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para desempenhar suas funções. Também é preciso contar com um seguro de vida, pois enquanto o(a) trabalhador(a) estiver prestando serviço para a sua empresa, a segurança dele é de sua responsabilidade. Lembre-se também de respeitar os horários do trabalhador, pagando as horas extras, quando devido, e respeitando os horários de descanso. lembre-se também das férias e do famoso 13º salário, portanto, você vai precisar fazer caixa para essa época do ano.

 

4 – Não esqueça de comunicar à contabilidade, os benefícios oferecidos aos funcionários: Também é preciso definir quais benefícios esse(a) profissional terá, como plano de saúde, plano odontológico, vale alimentação ou refeição, Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PPLR), entre outros. A Método Contabilidade ressalta que todo benefício oferecido ao trabalhador e que não esteja previsto na convenção coletiva terá de ser comunicado à contabilidade. Desta forma, as profissionais da contabilidade poderão identificar se sobre o referido benefício incide algum tributo a ser pago pela empresa.

 

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