Sobreviver aos primeiros dois anos de empresa não é uma tarefa fácil e isso pode ser constatado pelo relatório do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que aponta que uma entre quatro empresas fecha suas portas antes de completar 2 anos de existência no mercado. Entre as razões apontadas para essa alta taxa de mortalidade empresarial, a principal delas é a falta de um plano de negócio (que consiste em um documento que descreve um empreendimento e o modelo de negócio que vai sustentar a sua empresa) antes de abrir o negócio.
Um bom plano de negócio poderá trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, sobretudo, oferecer uma visão abrangente sobre a sua área de atuação; ordenar as ideias para que os processos possam ser bem definidos; orienta a expansão de empresas que já estejam em atividade; oferece números e estratégias que podem ajudar os seus gestores; facilita a comunicação entre os sócios, funcionários, investidores, fornecedores e parceiros; auxilia na captação de recursos; facilita a conquista de objetivos, entre outros.
É importante ao futuro empreendedor pensar no plano de negócios como uma ferramenta que o facilitar no processo de planejamento, ficando mais claro aonde se quer chegar. Tem que pensar em como a empresa estará daqui a 5, 10, 20 anos.
O Plano de Negócio tem que ter a ideia detalhada, estabelecendo seus objetivos e o que deve ser feito para que eles sejam atingidos. Para que isso ocorra, todas as informações devem ser levantadas e o mais importante: colocadas no papel de forma organizada. Pois assim, o empreendedor conseguirá realizar uma análise completa do seu negócio. Isso vai ajudar a identificar falhas e possíveis melhorias na sua ideia, aumentando as chances de sucesso do seu negócio.
A Método Contabilidade incentiva a aplicação do Plano de Negócios por ver como um plano estratégico e refletirá no andamento e direcionamento do seu negócio.