A importância da Cultura da Excelência nas Organizações
Cada vez mais a cultura da excelência tem sido percebida pelas organizações, como um caminho sólido rumo ao sucesso. Entretanto, muita gente desconhece o seu significado ou não está disposto a coloca-la em prática na sua empresa, em virtude dos esforços que se fazem necessários para que ela seja incorporada à cultura organizacional. A competitividade exige que as organizações assumam o compromisso com uma gestão sólida e alicerçada pela ética, pela qualidade e pela busca incessante da eficiência e dos melhores resultados.
A excelência não ocorre da noite pro dia, ela depende da implementação de práticas que, invariavelmente, precisam ser planejadas, realizadas, ter seus resultados acompanhados e melhorados continuamente, até que alcance um nível de maturação suficiente para se incorporar à cultura organizacional. A excelência também não é uma conquista permanente. Caso a organização deixe de avaliar seus resultados, melhorando continuamente suas práticas e processos na busca pela competitividade, ela pode perder a qualidade de excelente.
A excelência na gestão é uma construção diária, que demanda esforços conjuntos no sentido de tornar mais eficiente os processos de uma organização, ampliando sua competitividade no mercado e suas contribuições à sociedade. Existem diversos modelos que visam propiciar a construção e uma gestão de excelência, mas cada organização deve buscar um modelo adequado à sua realidade e ao seu negócio. As empresas que tiverem interesse em implementá-los, pode buscar auxílio de uma instituição especializada ou de uma consultoria.
Confira abaixo os pontos principais para a implementação de um modelo de gestão focado na excelência:
1 – Criação do perfil da organização.
Antes de implementar qualquer modelo, a organização precisa se conhecer. Neste primeiro passo, será necessário descrever quem são as partes interessadas na atuação da empresa (governo, sociedade, acionistas, colaboradores, órgãos reguladores…) e o que cada uma dessas partes interessadas espera da sua empresa. Também é preciso descrever o propósito da organização, seus valores e diretrizes, apresentar o organograma, os principais fornecedores e clientes, seus principais concorrentes, seus desafios e objetivos, bem como os aspectos relevantes para a organização, identificando as particularidades de sua área de atuação.
É importante que este perfil seja bem abrangente, identificando a estrutura da empresa, bem como o perfil de seus colaboradores, seus passivos ambientais e o que diferencia a empresa frente aos seus concorrentes. Outro ponto muito importante é apresentar um Mapa da Cadeia de Valor. Muitas empresas acabam descobrindo falhas nos processos logo na elaboração este perfil.
2 – Implementação das práticas.
Após a criação do perfil, é hora de descrever as práticas já adotadas pela organização e implementar novas práticas em substituição às que não tiverem resultados esperados ou nas áreas em que ainda não haja uma ação efetiva da empresa no sentido de aprimorar processo e indicadores. É importante ressaltar novamente, que todas as práticas devem ser planejadas; implementadas; monitoradas, para que a empresa verifique se de fato ela está sendo executada de forma correta e se os resultados estão dentro do planejado; e que a organização evolua suas práticas, aprendendo com os erros e melhorando seus processos.
Diversas áreas podem e devem ser trabalhadas, como:
· A sistemática interna da organização (a forma como as decisões são tomadas e comunicadas, a forma como os indicadores estratégicos são definidos e como as informações de mercado são analisadas internamente, entre outros);
· O compromisso da organização com as partes interessadas (de que forma a empresa identifica as necessidades e presta suas contas com cada parte interessada, a seleção de sua força de trabalho, a definição de público-alvo, de que forma avalia a satisfação de cada parte interessada, a forma como se divulga e se relaciona com os clientes, como promove a satisfação de seus colaboradores, entre outros);
· Aprendizado e inovação (a forma como a empresa monitora seus indicadores e utiliza seus resultados para aprimorar seus processos e sua gestão, como identifica seus pontos fortes e as lacunas de sua gestão, como compartilha os conhecimentos importantes e como estimula a inovação, entre outros);
· Implementação de mudanças (a forma como a empresa é capaz se readequar às mudanças de mercado, com base nos indicadores, bem como se adapta a tempo suficiente para evitar grandes prejuízos, entre outros);
· Qualificação de sua liderança (a forma como a liderança é desenvolvida e estimulada, como os valores e padrões de conduta ética são transmitidos, como os riscos internos são tratados, como a cultura organizacional é transmitida e a força de trabalho é engajada, como os planos de ação são executados, entre outros);
· Desenvolvimento sustentável (Como os requisitos financeiros são definidos e acompanhados, como o orçamento é definido e monitorado, como a empresa previne impactos ambientais, como a empresa desenvolve programas de inclusão e acessibilidade, entre outros);
· Processos na condução da empresa (Como é feito o mapeamento dos processos da cadeia de valor, como os processos são avaliados e melhorados, como novos produtos e/ou serviços são desenvolvidos, a é realizada a segurança das informações internas, como são definidos os requisitos mínimos para os processos, entre outros)
3 – Avaliação dos resultados
Por último, porém não menos importante, é fundamental acompanhar os resultados da organização. É fundamental que a empresa tenha o hábito de avaliar seus indicadores regularmente, buscando sempre o crescimento constante de indicadores positivos e a redução de indicadores “ruins” que podem comprometer a empresa. Praticamente todas as áreas da organização podem apresentar indicadores de desempenho que serão fundamentais para o seu desenvolvimento. Os indicadores são fundamentais para a construção do planejamento estratégico e dos planos de ação.
A Método Contabilidade tem a excelência como meta, por isso, buscamos melhorar continuamente nosso atendimento e nossos processos, para nos tornarmos cada dia mais competitivos e excelentes em nosso propósito. Sugerimos aos nossos clientes a implementação de modelos de gestão que também busquem a excelência. O mercado cada vez mais carece de empresas comprometidas com seus clientes, fornecedores, colaboradores e sociedade, portanto, àquelas que tiverem esse valor em sua cultura organizacional, irão se destacar.