Como reduzir a inadimplência em meio à crise econômica?
Pouquíssimos setores da economia estão conseguindo driblar os efeitos da crise econômica provocada pelo novo coronavírus. Apesar das medidas econômicas adotadas pelos governos federal, estadual e municipal, muitas empresas que já vinham tendo dificuldades, em decorrência de um ritmo econômico lento, agora veem os problemas se agravarem em virtude da queda na demanda e do fechamento necessário para conter o avanço da doença. Uma das maiores consequências desse cenário, é o aumento da inadimplência nas empresas.
Antes de tomar qualquer decisão, seja racional, avalie o cenário atual e seja rápido na tomada de ações, desta forma, você não será surpreendido. Neste artigo, a Método Contabilidade vai trazer algumas dicas que podem ajudar você a reduzir a inadimplência e superar esse momento com um pouco mais de tranquilidade.
Conheça seus clientes
É muito importante que você saiba a situação dos seus clientes, se possuem liquidez e se poderão arcar com os compromissos. Desta forma, você se antecede ao possível atraso e já prepara ações para minimizar os danos. Use sua equipe comercial e de vendas, que estão contato frequente com os clientes, para coletar essas informações, prever atrasos e oferecer alternativas que facilitem o pagamento.
Amplie a sua comunicação
Mas e quando o número de clientes é muito pulverizado e não há esse contato direto e frequente junto à equipe de vendas? Defina os canais de comunicação mais eficientes para cada tipo de cliente. Esses canais serão determinantes para o sucesso das suas ações, afinal, é por meio deles que você vai comunicar seus clientes sobre atrasos, facilidades no pagamento e até mesmo possibilidades de renegociação de dívidas. Quando o dinheiro está curto, o cliente tende a pagar as dívidas mais essenciais e àqueles fornecedores que oferecerem as condições mais facilitadas.
Divida os recebimentos por categoria
Um grande cliente em atraso pode comprometer seu negócio, por isso, divida as faturas em pelo menos 4 categorias de valores e priorize as maiores pendências, afinal uma grande dívida pode representar uma série de dívidas menores que lhe tomariam um tempo muito maior para renegociar. Converse com os clientes maiores e adapte o canal e a abordagem para cada categoria. Para as faturas de valores mais baixos, ofereça algum estímulo para pagamento em dia, como um pequeno desconto ou algum benefício.
Pagamento parcial
Muitas vezes é melhor parte do pagamento do que pagamento nenhum, por isso, seja flexível com as cobranças e pratique a empatia com o outro. Ninguém fica devendo porque quer. A situação que estamos passando pegou muita gente de surpresa e ainda não há como prever o tamanho do dano que ela trará para as empresas e para a população. Entretanto, é importante considerar que a oferta de condições especiais dependerá da essencialidade do seu bem ou serviço para o cliente.
Prorrogações e parcelamentos
Se o pagamento parcial não for uma possibilidade, procure prorroga-lo para uma data futura, dentro do mês, afinal, voltamos à discussão anterior, de que mais vele algum pagamento, do que pagamento nenhum. Além do mais, neste momento é importante manter uma boa relação e uma possível intransigência no pagamento pode desgastar essa relação. Outro ponto a ser destacado, é a possibilidade de reparcelamento da dívida. Esteja atento(a) aos atrasos e entre em contato rapidamente para oferecer essa possibilidade, desta forma, você evita uma bola de neve que pode ser muito mais difícil de ser solucionada depois. A renegociação de fluxo de pagamento pode ser decisiva para reduzir o impacto na carteira e na taxa de inadimplência.
Diversifique os meios de pagamento
Talvez, se você oferecer outras formas de pagamento, como cartão de crédito, você possa facilitar a condição de pagamento e o pagamento da dívida. Busque explorar as possibilidades, mas lembre-se sempre de fazer isso de forma legítima e que não comprometa o caixa da empresa.
Ofereça benefícios
Os momentos de dificuldade, também podem representar novas oportunidades, nesse sentido, procure fidelizar seus clientes oferecendo condições especiais, descontos, vantagens e outros benefícios para quem estiver em dia com os pagamentos. Você também pode oferecer um serviço complementar ou mesmo oferecer um plano mais econômico, caso seu cliente estiver com dificuldades financeiras. O importante é mantê-lo na carteira de clientes e esse gesto de compreensão e ajuda pode ser entendido com bons olhos.