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Como definir o preço do meu produto ou serviço?

Parece uma coisa simples, afinal, quem não sabe dar um preço para o produto que vende ou o serviço que presta? Entretanto, apesar de parecer fácil essa é uma tarefa extremamente complexa e determinante para o sucesso do seu negócio. Complexo porque precisa considerar inúmeras fatores, como custos fixos e variáveis, depreciação dos seus equipamentos, lucratividade esperada, competitividade do mercado, despesas com marketing, entre outros. E determinante, porque se você cobrar um valor muito baixo, pode afetar a sua lucratividade resultando em prejuízos, e se cobrar um valor alto demais, não será competitivo e vai acabar perdendo mercado.

            A Método Contabilidade lembra que cada negócio terá suas especificidades na hora de calcular o preço do seu produto ou serviço, até porque as despesas mudam muito de uma empresa pra outra. Contudo, entender como fazer esse cálculo também pode te ajudar a perceber que áreas estão pesando demais nos seus gastos, permitindo que você desenvolva ações para reduzir seus custos ou despesas, diminuindo a pressão dos sobre o seu preço final.

O gestor precisa identificar todos os custos que incidem sobre o seu produto e deve sempre fazer com que os custos para a produção ou a aquisição dos produtos sejam os mais baixos possíveis, com o menor índice de perdas possíveis e com despesas controladas. Dessa forma, entendemos que:

CT (Custo Total) = CD (Custos Diretos) + CI (Custos Indiretos) + CF (Custos Fixos) + CV (Custos Variáveis)

  • Custos diretos: são aqueles que estão diretamente ligados à produção ou aquisição do produto, sem necessitar de algum tipo de rateio para ser atribuído ao valor.
  • Custos indiretos: são gastos que necessitam rateios e divisões para serem atribuídos ao custo final.
  • Custos fixos: são os que deverão ser pagos de qualquer jeito, independentemente de quanto seja seu faturamento. Aí inclui-se a folha de pagamento, o aluguel da loja, a internet etc.
  • Custos variáveis: são valores que variam, conforme o volume de produção, aquisição, volume de vendas e também a fatores como ações promocionais, sazonalidade etc.

De forma muito resumida, o seu preço de venda será definido pela soma do custo total e do lucro esperado:

PV (Preço de Venda) = CT (Custo Total) + LE (Lucro esperado).

O lucro é o retorno que a sua empresa terá ao vender seus produtos ou prestar determinado serviço. Será com esse lucro, que sua empresa irá investir em melhorias para crescer. A Método Contabilidade ressalta a importância de o empreendedor definir o seu pró-labore, ou seja, o seu rendimento mensal, para que não tire da empresa mais recursos do que ela pode suportar, comprometendo assim a sua capacidade de investimento e desenvolvimento.

Algumas questões, porém, precisam ser levadas e consideração, como por exemplo o fato de que quanto maior for a sua produção, maior será a sua compra de insumos e, portanto, maior será a sua capacidade de negociação dos preços junto aos fornecedores. Para isso, é importante identificar junto ao seu mercado, o potencial de venda dos seus produtos. O mesmo vale para a negociação que faz com os seus clientes. Afinal, você pode e deve oferecer descontos para compras em grande quantidade.

Por isso, é tão importante avaliar o seu mercado, conhecer seu público-alvo, acompanhar tendências e buscar sempre desenvolver uma gestão sólida e eficiente, que fundamente suas decisões em dados e estudos. A Método Contabilidade oferece um atendimento especializado por meio de uma consultoria que pode te auxiliar a chegar a um preço final competitivo para o seu negócio. Entre em contato e conheça nossos serviços.

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