O equilíbrio financeiro no fluxo de caixa de uma empresa é determinante para o seu sucesso. Contudo, mesmo sabendo dessa informação, muitos empreendedores não realizam o controle das suas receitas e despesas, o que pode representar um grande risco para a sua liquidez. Sabe aquelas compras pequenas no crédito, que você nem percebe que está gastando, mas acaba tendo um susto quando abre a fatura do cartão? Pois é, é esse tipo de susto que pode surpreender a sua empresa, caso você não tenha um controle das suas finanças.
Outro fato que pode dar uma falsa sensação de contas em dia é um volume grande de vendas num determinado período de tempo, muitas vezes motivado por uma promoção. Num primeiro momento, pode parecer que sua empresa garantiu a meta do mês num único dia, contudo, se a margem de lucro do que foi vendido foi muito baixa e a promoção exigiu um grande investimento em divulgação, o que era pra ser uma boa estratégia de vendas pode acabar não tendo o resultado esperado. É por isso que o fluxo de caixa é tão importante.
- Como definir o preço do meu produto ou serviço?
- Se você não sabe qual a lucratividade da sua empresa, você precisa ler este artigo!
Mas como construir o fluxo de caixa?
Bom para construir o fluxo de caixa da sua empresa, você precisará detalhar todas as suas receitas (vendas à vista e a prazo e recebimento de duplicatas, entre outros),todas as suas despesas (compras à vista e a prazo, pagamentos de duplicatas, pagamento de despesas e outros pagamentos) e o que está previsto a curto, médio e longo prazos. Para isso, recomenda-se que você utilize uma planilha, um sistema online ou mesmo aplicativos disponíveis de forma gratuita nos smartphones.
É muito possível que já na construção do fluxo de caixa da sua empresa, você já perceba algumas ameaças ao equilíbrio das suas contas, por isso, ele é um importante instrumento para a tomada de decisões. O fluxo de caixa também permitirá que você tenha uma visão do futuro, pois é possível fazer uma média dos seus gastos, lançando esses números na planilha ou sistema. A Método Contabilidade te mostra a seguir como construir essa projeção de futuro, para o fluxo de caixa da sua empresa:
- Na área “Contas a Pagar” e “Contas a Receber” lance todos os seus compromissos já assumidos e os estimados, por menores que sejam. Também é importante lançar os valores que sua empresa tem para receber e os que podem ser facilmente estimados.
- Faça estimativas na área contas a pagar, das despesas ainda não lançadas, como impostos, água, luz, folha de pagamentos, entre outros. Também é importante identificar quando esse tipo de despesa é reajustada, para se anteceder ao crescimento dos gastos com esses compromissos.
- Para as vendas a vista, utilize como base uma média das vendas diárias realizadas normalmente. É importante ser conservador nessas estimativas, para que você não seja surpreendido por situações que muitas vezes fogem do seu controle.
A seguir, a Método Contabilidade mostra a composição do fluxo de caixa:
- Faça o registro diário das entradas e saídas;
- Analise o saldo diariamente e em períodos futuros;
- Em situação superavitária, tome decisões sobre o investimento e aplicação dos recursos;
- Projete os pagamentos e recebimentos futuros;
- Em situação deficitária, tome decisões sobre a necessidade de capital de giro – Nesses casos, procure entender as causas do seu saldo negativo para interromper esse ciclo de endividamento.
Respostas de 2