A saúde financeira da empresa deve ser uma preocupação constante dos empreendedores, afinal, nenhuma organização consegue se sustentar por muito tempo se suas finanças estiverem comprometidas.
Mas o que de fato é um planejamento financeiro e como ele pode te ajudar?
É o Planejamento Financeiro que auxilia o empreendedor a definir os objetivos do negócio, servindo como base para a correta tomada de decisões. É ele que apontará as diretrizes para que a empresa se torne rentável, a curto, médio e longo prazos.
Vamos entender como construir esse planejamento:
1 – Analise a situação atual da sua empresa:
O primeiro passo para estruturar o seu planejamento financeiro é conhecer a situação real da empresa e do segmento ao qual ela está inserida. Faça uma análise detalhada, avaliando as variáveis financeiras (receitas, despesas e custos) o tempo e participação da empresa no mercado, pontos positivos e negativos, principais concorrentes, o público-alvo, a maneira que se comunica com os clientes, entre outros.
2 – Projete possíveis cenários:
É fundamental que sua empresa esteja preparada para o futuro e, para isso, também é importante planejar as ações que serão adotadas frente aos desafios que possam surgir. Sugerimos que você faça uma projeção para um cenário pessimista, um cenário realista e uma perspectiva de futuro otimista. Em cada um deles você irá detalhar os rumos a serem tomados como investimentos ou formas de realocação e/ou captação de recursos, ampliação ou otimização de espaços e da própria estrutura, contratação de novos profissionais, entre outros.
3 – Estabeleça metas e planos de ação:
Conforme falamos anteriormente, será preciso estabelecer metas no seu planejamento e definir os planos de ação adequados para a conquista desses objetivos. Essas metas precisam ser condizentes com a realidade e capacidade de realização da empresa.
4 – Acompanhe o andamento do planejamento:
Determine prazos, analise os resultados e defina novas ações estratégicas caso os resultados não tenham sido esperados. O planejamento financeiro só terá impactos positivos na sua empresa, se ele for acompanhado e revisto periodicamente.
Uma resposta