A internet abriu uma série de possibilidades para as empresas, desde a venda de produtos e serviços online, até a divulgação por meio de campanhas pagas e nas redes sociais. Todos os anos o mercado online movimenta bilhões de reais, portanto, sua empresa não pode perder a oportunidade de lucrar um pouco mais com estratégias e ações neste ambiente conectado. A Método Contabilidade trouxe algumas ideias que podem ajudar a sua empresa a lucrar mais aproveitado a internet:
Tenha uma loja online – Por conta da praticidade e da possibilidade de fazer uma pesquisa de preços mais ampla, muita gente prefere fazer compras pela internet. Por isso, se a sua empresa ainda não oferece seus produtos e serviços de forma online, ela pode estar perdendo uma boa fatia do mercado. Mas não se esqueça, segurança é tudo nas vendas online, portanto, invista numa plataforma que te permita fazer isso de forma segura para você e seus clientes.
Aposte na comunicação – Com uma boa loja online, você vai precisar comunicar este novo canal de vendas, por isso, será preciso investir na comunicação, para que seus anúncios cheguem até seus clientes. Tenha uma base de cadastro de seus clientes (mas esteja atento às obrigações da Lei Geral de Proteção de Dados) e envie para eles e-mails marketing com as suas ofertas. Também aposte nas redes sociais e mantenha perfis atualizados com publicações constantes divulgando seus produtos, serviços e ofertas.
Anuncie seus produtos em campanhas online – Quem não é visto não é lembrado, por isso, sua empresa precisa aparecer para as pessoas. Anunciar no Google e em campanhas nas redes sociais é uma boa forma de ser visto e converter esses investimentos em novas vendas para o seu negócio. O Google é o principal mecanismo de busca da internet e as redes sociais são alguns dos espaços em que as pessoas gastam o maior percentual de seu tempo livre. Nesse sentido, é fundamental ocupar estes espaços com os seus anúncios para que sua empresa seja sempre levada em consideração na hora da compra.
Amplie sua área de atuação – A internet não tem fronteiras, por isso, a partir do momento em que você estiver presente neste espaço você poderá se comunicar e gerar negócios com clientes de qualquer lugar do mundo. É claro que geralmente seus negócios continuarão focados no público do seu entorno, mas se o seu desejo é de expandir o seu mercado, você precisará estar na internet. Com a venda concretizada na internet, resta você prestar o serviço de maneira remota (quando isso for possível) ou enviar os produtos comercializados via Correios ou Transportadora (dependendo dos métodos de envio acertados com o cliente).
Se você é um profissional liberal ou presta serviços de forma online, as suas possibilidades são ainda maiores. Dependendo da sua profissão, você poderá prestar serviços para diversas empresas como freelancer ou como consultor. Administradores podem prestar consultoria sobre modelos de gestão; jornalistas podem criar conteúdo para blogs, sites e redes sociais; designers podem criar peças publicitárias e materiais institucionais para empresas que não podem ter um departamento de marketing estruturado; publicitários podem criar campanhas e desenvolver novas estratégias de comunicação; social medias podem fazer campanhas online para empresas que não possuem esta expertise; e muito mais. Estes são alguns exemplos de serviços que podem ser prestados de maneira online e que podem incrementar os seus ganhos na internet.