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Não deixe de fazer o planejamento estratégico da sua empresa

O ano está terminando e chegou a hora de analisar o seu planejamento estratégico para avaliar o que deu certo e o que poderia ter sido melhor, além, é claro, de traçar os planos para o próximo e estipular as metas que serão os objetivos da empresa. Mais do que um documento para orientar a condução da empresa por seus gestores, o Planejamento Estratégico é um poderoso instrumento de mobilização da força de trabalho no sentido de promover os objetivos organizacionais e de unir as equipes em torno dessas metas. Neste sentido, a Método Contabilidade recomenda que o processo de construção do Planejamento Estratégico seja realizado pelo máximo possível de funcionários, de modo que todos possam se sentir partes integrantes e comprometidas com as metas ali estipuladas.

 

É importante ressaltar que de nada adianta construir um Planejamento Estratégico e deixá-lo na gaveta ou esquecido numa pasta do seu computador durante o restante do ano. Esse documento precisa ser revisitado constantemente pelos gestores da empresa e é fundamental que o andamento das metas sejam transformados em gráficos e também apresentados aos trabalhadores. Essa cultura organizacional contribui para que todas e todos possam se sentir pertencentes e indispensáveis para o sucesso da empresa. A seguir, a Método Contabilidade te mostra quais os principais pontos devem conter no planejamento estratégico da sua empresa:

 

1 – Faça um diagnóstico da empresa

 

Como saber onde você quer chegar, se você não tem ideia da situação em que sua empresa se encontra hoje? Para isso, é importante fazer a análise SWOT, para conhecer as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à sua empresa. Converse com sua equipe, peça que sejam sinceros ao elencar as falhas e apontar o que eles entendem como diferenciais da sua organização. Muitas vezes, por estarem em contato direto com clientes, fornecedores e com os próprios produtos/serviços da empresa, esses trabalhadores possuem uma percepção diferente da situação.

 

Não esqueça de também analisar o cenário externo, identificando as ameaças e oportunidades que existem. Isso permitirá que sua empresa esteja mais preparada para reagir diante dos diferentes cenários que possam surgir no próximo ano.

 

2 – Descreva a identidade da sua organização

 

Parece clichê, mas ter a compreensão da missão, visão e valores da sua empresa contribui para que eles sejam reconhecidos tanto pelo público interno quanto pelo externo. Além do mais, em tempos em que a credibilidade das instituições está tão fragilizada, ter uma organização com valores sólidos é uma forma de mostrar às pessoas que sua empresa está comprometida com a correção, com a ética, com a qualidade de vida de seus funcionários, com a excelência, com o retorno financeiros aos seus investidores, com a qualidade de seus produtos e serviços, entre outros. Se a sua empresa já possui essa identidade pronta, talvez seja o momento de revisar essas informações e verificar se ela precisa de modificações.

 

3 – Defina metas e objetivos desafiadores, porém alcançáveis

 

Nenhuma empresa se sustenta por muito tempo, se sua meta é o prejuízo. Assim como, nenhuma será bem sucedida, se suas metas nunca forem alcançadas. Por isso, na hora de definir os indicadores e metas para o próximo ano, no Planejamento Estratégico, é importante que sejam metas tangíveis, alcançáveis, mas também ambiciosas, que permitam que sua empresa possa se superar e crescer diante dos concorrentes. Lembre-se que os resultados precisam ser monitorados e acompanhados no mínimo mensalmente.

 

Além do mais, todas estas metas precisam ser de conhecimento de todos na organização, para que se esforcem no sentido de alcançá-las. Implementar um programa de distribuição de lucros e resultados ou um plano de carreira, podem ser uma boas formas de engajar a força de trabalho.

 

4 – Defina um plano de ação

 

Com base nas metas e objetivos estipulados, você vai precisar definir como eles serão alcançados. Defina as ações que serão realizadas, quem são os responsáveis por essas ações, qual o prazo para conclusão e os resultados esperados em cada uma delas. Essas ações precisam ser acompanhadas e avaliadas periodicamente, para que correções possam ser feitas caso os resultados não estejam sendo satisfatórios. Lembre-se que todo planejamento precisa ser revisto com periodicidade,

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