Toda empresa possui objetivos, não fosse isso, ela não teria sido aberta, não é mesmo? Mesmo que você não saiba exatamente descrever quais os objetivos da sua empresa, eles existem e devem ser compreendidos, para que você possa traçar as estratégias necessárias para alcançá-los. Afinal, se a sua empresa não sabe exatamente o que quer fazer nem onde pretende chegar, há uma grande chance de ela se perder pelo caminho e fechar as portas.
Para ajudar você a definir os objetivos da sua empresa e compreender a importância deles para o sucesso da sua organização, a Método Contabilidade preparou este artigo com algumas dicas importantes. Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.
A primeira coisa que você precisa saber é que geralmente os objetivos da empresa estão associados a questões financeiras e a missão, visão e valores da organização. Esses objetivos buscam a solução para problemas e questões do seu cotidiano.
O que motivou você a abrir a sua empresa?
Ser a fonte de receita da sua família? Oferecer uma solução inovadora no mercado? Ter um negócio competitivo e que busca ser líder na sua área de atuação? Seja qual for o motivo, ele pode orientar a construção dos objetivos da sua empresa.
Por exemplo: você é proprietário (a) de uma barraquinha de cachorro-quente e pretende, em três anos, ter uma lanchonete estruturada com dois ou três funcionários contratados, sendo uma referência de qualidade de cachorro-quente na região. Entretanto, você não está tendo o número de clientes desejado.
A primeira coisa que você precisa entender é se a qualidade do lanche que oferece aos seus clientes é tão boa quanto a de seus concorrentes. Para saber isso, você vai ter que provar o cachorro quente dos seus concorrentes. Se a qualidade do seu produto for comprovada, o problema pode estar no ponto escolhido, no preço cobrado ou na divulgação do seu negócio. Esses itens são fundamentais para atrair clientes e fidelizá-los ao ponto de eles se tornarem promotores da sua marca. Converse com seus clientes atuais e busque compreender como eles avaliam o seu negócio e de que forma você pode melhorar essa avaliação. Também é importante entender como reduzir custos, sem perder a qualidade do produto e, claro, ter um planejamento financeiro que lhe permita acumular o capital necessário para abrir a sua lanchonete dentro do prazo estipulado.
No exemplo citado acima, o objetivo geral pode logo ser observado: em três anos, ter uma lanchonete com dois ou três funcionários e ser a referência de qualidade na região. Já os objetivos específicos terão de contemplar questões como:
Qual o valor mensal que precisa ser guardado para ter a lanchonete no prazo de três anos?
Qual o indicador será utilizado para garantir a qualidade dos lanches e qual a meta será estipulada para que a empresa alcance o objetivo de ser uma referência?
Qual a meta mensal de clientes na empresa e quais estratégias serão utilizadas para alcançar esse objetivo?
Qual o custo atual do seu produto, quais estratégias serão utilizadas para reduzir esse valor e qual a meta de redução desse custo?
Conseguiu entender como utilizamos um problema do cotidiano da empresa para enumerar uma série de objetivos da barraquinha de cachorro-quente? Pois bem, o desafio agora, é que você faça esse exercício com a sua empresa, buscando entender o que motivou a abertura dela e onde você deseja chegar. A partir disso, você vai precisar definir as prioridades dentre esses objetivos. Faça perguntas objetivas e quantitativas que precisam ser respondidas, trace as estratégias necessárias para alcançar esses objetivos, defina métodos e periodicidade de acompanhamento dos resultados e bora colocar a mão na massa!
Aqui, na Método Contabilidade, temos uma série de objetivos estratégicos, como o de ser uma empresa sólida, com resultados financeiros positivos, consistentes e que assegurem o crescimento sustentável da empresa. Também temos uma série de objetivos operacionais, como o de contar com uma equipe altamente qualificada, ser uma referência no atendimento de excelência em nossa região, oferecer um serviço inovador, que supere as expectativas e que contribua para solucionar os problemas, otimizar os processos e reduzir os custos de nossos clientes.