Confira os feriados de 2020 e planeje o calendário da sua empresa
Todo mundo gosta de aproveitar um feriado prolongado, né? Entretanto, para a economia das empresas, a suspensão das atividades pode significar um grande prejuízo. Por isso, a Método Contabilidade preparou uma lista com todos os feriados de 2020, para que você possa planejar o andamento do seu negócio durante esses períodos. Neste ano serão nove feriados nacionais, sendo que destes, seis deles irão cair em segundas ou sextas-feiras. Confira as datas na sequência:
- 1º de janeiro (quarta) – Confraternização Universal: Este é um dos feriados menos sentidos, afinal, é um período em que muitas pessoas já estão em férias.
- 25 de fevereiro (terça) – Carnaval: O Carnaval não é um feriado nacional, entretanto, muitas empresas acabam suspendendo as atividades, seja para que os colaboradores possam participar da festa, seja porque as ruas ficam tomadas de foliões, inviabilizando a segurança do próprio estabelecimento.
- 10 de abril (sexta) – Paixão de Cristo: Este é o feriado que antecede a Páscoa, portanto, para o comércio será um dia importante para a venda de presentes desse segmento. As vendas nos dias que antecedem a data podem reduzir as perdas com a possível suspensão das atividades.
- 21 de abril (terça-feira) – Tiradentes: Por cair numa terça-feira, é possível que o funcionalismo público emende este feriado.
- 1º de maio (sexta) – Dia Mundial do Trabalho: Esta é uma data sem apelo comercial, mas pode ser usada para o desenvolvimento de ações junto aos colaboradores, o que contribui para a satisfação da sua força de trabalho.
- 7 de setembro (segunda) – Independência do Brasil: Muitas empresas têm utilizado esta data para demonstrar seu senso patriótico, ganhando ainda mais simpatia de parte de seus consumidores. A pedida aqui é caprichar na decoração verde e amarela.
- 12 de outubro (segunda) – Nossa Senhora Aparecida: O dia da padroeira do Brasil também coincide com o Dia das Crianças, uma data fundamental para o comércio. Procure desenvolver ações e promoções que atraiam novos clientes e que possam contribuir para melhorar seus resultados nos dias que antecedem a data.
- 2 de novembro (segunda) – Finados: Esta também é uma data sem apelo comercial, mas onde muitas pessoas viajam para prestar homenagens aos seus entes que já se foram.
- 15 de novembro (domingo) – Proclamação da República: Por cair num domingo, este é o único feriado nacional de 2020, em que não haverá grandes impactos para a economia das empresas.
- 25 de dezembro (sexta) – Natal: Neste ano, a data mais importância para o comércio cai numa sexta-feira, portanto, capriche nas promoções e na divulgação de sua empresa, para aproveitar o momento de consumo favorável.
Seja por se tratar de uma data em que há um aumento nas vendas ou mesmo pela suspensão das atividades, os feriados devem ser considerados no seu planejamento para 2020. A Método Contabilidade ressalta a importância de se investir em ações comerciais e promocionais para ampliar as vendas nos períodos em que o consumo tende a aumentar. Conte conosco para construirmos um ano de grandes oportunidades e crescimento.