Atendimento remoto: economia e agilidade para a sua empresa
Em tempos de consumo em baixa, muitas empresas precisam recorrer a redução de custos, o que eventualmente pode comprometer a qualidade dos serviços prestados. Contudo, é possível reduzir custos e ao mesmo tempo otimizar o seu atendimento. O atendimento remoto, ou seja, o atendimento de determinada ocorrência via sistemas conectados, é uma dessas possibilidades, afinal, permite que as empresas economizem com o deslocamento de profissionais. Esse ganho de tempo pode ser utilizado para o atendimento de outros clientes, ampliando a produtividade das operações.
O atendimento remoto de clientes tem ganhado cada vez mais espaço entre as empresas brasileiras, principalmente no setor de serviços, isso porque, nem sempre é necessário que um técnico ou profissional esteja pessoalmente no local para fechar um negócio, solucionar um problema ou atender a uma solicitação. Sistemas de vídeo chamada, por exemplo, permitem a realização de reuniões com pessoas de diferentes cidades, o que pode ser uma excelente ferramenta para prospectar novos clientes e ampliar a área de atuação a empresa. Os sistemas conectados e a internet derrubaram os limites geográficos, afinal permitem que determinados tipos de serviços possam ser prestados em outras cidades ou estados.
Além de conexões via internet, também se destaca a utilização de sistemas VPN (Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual, em português). Esses sistemas permitem que um profissional acesse o dispositivo de outro, remotamente, solucionando problemas técnicos no aparelho, instalando sistemas, transmitindo dados, visualizando arquivos, entre outros fins. A VPN cria um canal de dados protegidos dentro da internet. Esse tipo de atendimento traz uma grande agilidade no atendimento, que outrora precisaria ser feito pessoalmente.
Confira alguns sistemas utilizados para atendimento remoto:
- Skype – Skype é um software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo. É um dos sistemas mais conhecidos, entretanto, ao longo dos anos, o sistema foi se aperfeiçoando e atualmente pode ser acessado em dispositivos móveis o que permite ampla mobilidade aos seus usuários;
- Hangout – Google Hangouts é uma plataforma de comunicação, desenvolvida pela Google, que inclui mensagens instantâneas, chat de vídeo, SMS e VOIP (chamada de voz). A conexão do Hangout com os demais sistemas Google é um dos seus principais diferenciais;
- Zoom – O Zoom é uma Plataforma unificada de comunicações que permite reuniões, webinars, salas de conferência, telefone e bate-papo. Ele possui um plano básico gratuito e planos com mais funcionalidades, porém pagos.
- TeamViewer – O TeamViewer é um sistema que permite a conexão remota segura entre diferentes aparelhos. Através desta plataforma, o usuário pode acessar outro dispositivo, realizando alterações e correções, transferência de arquivos, entre outras funcionalidades.
- Chrome Remote Desktop – Chrome Remote Desktop ou Área de trabalho remota do Google Chrome é uma extensão que permite que você acesse remotamente outros computadores a partir do navegador. Basta instalar a extensão em ambos os computadores e usar o código de acesso gerado para acessar o outro computador usando o navegador.
- Anydesk – O AnyDesk é um dos melhores programas gratuitos de acesso remoto. Ele não requer nenhuma configuração, basta informar o “Endereço AnyDesk” exibido no programa, para que você tenha acesso remoto ao computador. O AnyDesk funciona em várias plataformas e sistemas operativos: Windows, Linux, Free BSD, Mac OS, iOS e Android.
A Método Contabilidade recomenda o uso das tecnologias de conexão para agilizar o atendimento, entretanto, muitos clientes sentem mais confiança na relação olho no olho, ou seja, por meio daquele famoso cafezinho. É importante que os executivos estejam atentos às peculiaridades de cada cliente, para tornar as negociações mais assertivas.