Telefone

(48) 3374-3144

Endereço

Av. Hilza Terezinha Pagani, 936 - Pagani, Palhoça - SC
Edifício Comercial Augusto Westphal - 2º Andar

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta-feira
8:30-12:00h /13:30-18:00h

Posso abrir minha empresa com o nome sujo?

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, mas uma pergunta muito comum entre quem deseja empreender é: Posso abrir minha empresa com o nome sujo? Antes de respondermos a essa pergunta, precisamos entender os motivos que levam as pessoas a ficarem com o seu crédito negativado.

Atualmente o Brasil enfrenta uma de suas maiores taxas de desemprego da história e muitas pessoas encontram no empreendedorismo a possibilidade de voltar a ter uma renda familiar. Outro fenômeno comum do crescimento da taxa de desemprego é o endividamento das pessoas que acabam perdendo seus postos de trabalho e consequentemente a sua renda. A inadimplência faz saltar o número de pessoas com o nome negativado nos órgãos de controle de crédito como o SPC e SERASA. De acordo com a SERASA Experian, em abril deste ano esse número chegou a impressionante marca de 63,2 milhões de pessoas, o que representa 40,4% da população adulta do país.

Diversos são os motivos que estimulam a busca pelo empreendedorismo. Entre os mais comuns para estão o desejo de ser dono do próprio negócio, a necessidade da formalização, o desemprego e as dívidas decorrentes dele, afinal, sem uma renda fixa, fica muito difícil equilibrar as contas. Na ânsia de solucionar esse problema, muitas pessoas encontram no empreendedorismo uma possibilidade de sair dessa situação, porém, grande parte delas está com o CPF negativado, ou seja, seu nome consta na lista de inadimplentes.

Voltamos então à pergunta que fizemos lá no início deste texto: É possível abrir uma empresa, mesmo estando com o nome sujo? A resposta é SIM. Você pode abrir a sua empresa mesmo que seu CPF conste nos serviços de proteção ao crédito, entretanto, se seu CPF estiver em situação irregular na Receita federal, você não conseguirá se tornar um empresário. Confira alguns motivos que podem te impedir de abrir sua empresa:

 Pendências com a Receita Federal ou irregularidades na sua Declaração de Imposto de Renda;

 Pendências com a Justiça Eleitoral;

 Estrangeiros que ainda não possuam o CPF;

 Inconsistências nos dados do seu CPF.

Empreender é o desejo de muitas pessoas, principalmente daqueles que já não encontram o reposicionamento no mercado de trabalho, entretanto, a Método Contabilidade alerta para o fato de que, apesar de você conseguir abrir a sua empresa, esse processo deve ser realizado com planejamento e, sempre que possível, com o auxílio de um contador ou de um escritório de contabilidade. A Método Contabilidade também recomenda que você procure renegociar suas dívidas evitando a negativação do seu CPF ou a retirada do seu nome das listas do SPC ou SERASA.

É sempre importante lembrar que, estando negativado, seu crédito, enquanto pessoa física continuará restrito. Planeje, estude seu mercado de interesse e abra sua empresa com segurança. Na dúvida, venha conversar conosco.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *